Título da ação

Resumo

Local de realização

Coordenador(a)

Contato do coordenador

Ambulatório de Neurologia de pequenos animais

O objetivo do projeto é implantar o atendimento especializado em neurologia de pequenos animais para a população de cães e gatos do DF e entorno encaminhados ao Hospital Veterinário da FAV/UnB e oferecer treinamento científico teórico e prático aos acadêmicos de medicina veterinária, pós-graduandos e médicos veterinários. Ensinar e discutir os métodos de localização e interpretação de lesões neurológicas por meio de adequado exame neurológico e interpretação de exames complementares.

Hospital Veterinário de Pequenos Animais - FAV/UnB

Ana Carolina Mortari

ana_mortari@yahoo.com.br

Atendimento clínico e cirúrgico a animais silvestres no HVET da UnB

Este projeto destina-se a aprimorar alunos e médicos veterinários através do atendimento clínico e cirúrgico a animais silvestres enviados para os hospitais veterinários de pequenos e grandes animais da UnB. Os resultados coligidos e passíveis de publicação serão enviados a revistas científicas. Ressalta-se a importância das informações relativas à zoonoses e biossegurança que serão repassadas aos proprietários, melhorando a saúde deles e das pessoas que convivam com os animais.

Hospitais Veterinários da FAV/UnB, eventualmente no local de alojamento dos animais

Liria Queiroz Luz Hirano

liriahirano@unb.br

Atendimento clínico-reprodutivo de animais de produção

Diagnosticar, tratar e prevenir doenças do sistema reprodutor de machos e fêmeas dos animais de produção (equídeos, bovinos, caprinos, ovinos e suínos) criados na região e nas proximidades do DF, além de implantar e acompanhar o desenvolvimento de biotécnicas da reprodução, como: Diagnóstico de gestação, colheita e transferência de embriões, criopreservação de sêmen do epidídimo e colhido com vagina artificial, exame andrológico, inseminação artificial, etc.

Hospital Veterinários de grandes Animais da FAV/UnB

Rodrigo Arruda de Oliveira

rodrigoarruda@unb.br

Atendimento clínico no serviço de cardiologia veterinária no hospital veterinário da Universidade de Brasília

O presente projeto visa criar e proporcionar uma rotina de atendimento especializado na área de cardiologia veterinária a população de animais do DF e região que frequentam o hospital veterinários da Universidade de Brasília. Ensinar a realização e interpretação dos exames complementares básicos para a cardiologia veterinária, como o eletrocardiograma, ecodopplercardiograma, avaliação direta e indireta da pressão arterial sistêmica e radiografia torácica.

Hospital Veterinário/FAV-UnB

Glaucia Bueno Pereira Neto

glauciabpn@unb.br

Atendimento Médico Veterinário aos Animais de Produção

O presente projeto tem como objetivo oferecer subsídios para uma melhor avaliação da pecuária regional referentes aos entraves que interferem no seu desenvolvimento, identificando-os e orientando os proprietários no controle dessas enfermidades, além de proporcionar, acompanhamento zootécnico visando a melhoria da qualidade do rebanho e do manejo nutricional e educação higiênico-sanitárias para melhorar as condições do meio ambiente com diminuição dos índices de Zoonoses e obtenção de um produto final (leite) de melhor qualidade. Além disso, objetiva a utilização do hospital veterinário como base física com possibilidades de internar animais doentes, fazer cirurgias mais complexas, isolar animais portadores de doenças infecto-contagiosas e necropsiar todos os animais mortos na região.

Distrito Federal e Entorno

Fabio Henrique Bezerra Ximenes

jrborges@unb.br

Atendimento no Laboratório de Microbiologia de Alimentos - FAV/UnB

Realização de análise microbiológicas de alimentos para pequena, média e grandes empresas/indústrias que fabriquem e/ou manipulem alimentos destinados ao consumo humano. Treinamento dos estudantes de graduaçãocom relação às técnicas de análises microbiológicas de alimentos. Orientação à população (empresários e civis da área de alimentos) no que se refere à produção de alimentos seguros para o consumo humano. Orientação frente a situações de desafios detectados na indústria por análises laboratoriais.

Laboratório de Microbiologia de Alimentos FAV/UnB

Ângela Patrícia Santana

patvet@unb.br

Atividade Turística em Propriedades Familiares Produtoras de Leite no DF

A agricultura familiar detém especial importância para o desenvolvimento do país, não só pela sua ampla potencialidade em matéria de segurança alimentar, mas também pela sua riqueza cultural, sua relação com a

diversificação de economias locais e a promoção do desenvolvimento territorial. O Objetivo Geral do Projeto visa identificar as possibilidades socioeconômicas que o turismo rural pode oferecer às pequenas propriedades, através da análise e implantação de uma modalidade turística em propriedades rurais produtoras de leite (bovino, caprino e/ou bubalino) no Distrito Federal.

Distrito Federal

Marlon Vinicius Brisola

mvbrisola@gmail.com

Banco de sangue canino

O objetivo do projeto inicialmente é criar um banco de sangue canino e oferecer treinamento aos acadêmicos de medicina veterinária na seleção dos cães doadores de sangue, coleta de bolsas de sangue, realização dos testes de compatibilidade sanguínea entre o sangue dos doadores e receptores caninos. O projeto também visa melhorar as condições de atendimento de cães no Hospital Veterinário de Pequenos Animais da UnB e atender prontamente a grande demanda de sangue para tratamento de animais.

Hospital Veterinário de Pequenos Animais da FAV- UnB

Ana Carolina Mortari

acmortari@unb.br

Boas práticas em semeadura e pulverização de defensivos agrícolas no Distrito Federal e entorno

O projeto visa a realização de visitas técnicas na Fazenda água Limpa e em propriedades rurais privadas do Distrito

Federal e entorno, para inspeção e diagnostico de falhas na operação de semeadoras e pulverizadores de defensivos

agrícolas. Realizar minicursos e publicar boletim técnico para a transferência de conhecimentos e boas práticas nas operações agrícolas.Devido a não existência de atividade semelhante na região, o projeto será mecanismo de extensão inovador em mecanização agrícola.

Fazenda Água Limpa e propriedades rurais privadas do Distrito Federal e entorno

Tiago Pereira Da Silva Correia

tiagocorreia@hotmail.com

Boas práticas na equideocultura e capacitação de mão-de-obra no planalto central*

Manejo geral dos equídeos na Fazenda Água Limpa para que os alunos aprendam a ter um contato seguro com esses animais. Apresentar tecnologias de manejo, aperfeiçoamento de técnicas e novidades na área dos equídeos.

Isto será feito por meio de palestras, saídas de campo, cursos e minicursos, além de realizar praticas periódicas para um melhor aproveitamento. Entre nossos objetivos está fortalecer a área de equídeos da universidade e proporcionar oportunidades de novos conhecimentos aos interessados.

Fazenda Água Limpa - FAV/UnB

Rodrigo Arruda De Oliveira

rodrigoarruda@unb.br

Capacitação de Jovens para o Exercício da atividade equestre

O projeto estimula o desenvolvimento da equideocultura nacional com sensibilização e capacitação continuada de mão de obra, com jovens do meio rural, técnicos agrícolas e estudantes de medicina veterinária, agronomia, zootecnia e áreas afins. Na prática do manejo básico dos equídeos, a partir do contato direto com a atividade e conhecimento teórico sobre os temas que acompõem. Nesse contexto, fomenta-se um Setor que tem crescimento econômico e social expressivo na região, no Brasil e do mundo.

Hospital Veterinário da UnB, Granja do Torto

Antônio Raphael Teixeira Neto

raphaeltx@unb.br

Contribuição ao diagnóstico veterinário das enfermidades dos animais domésticos de proprietários de baixa renda do Distrito Federal e entorno

O presente projeto tem como objetivos diagnosticar as enfermidades que acometem os animais domésticos, de produção e de estimação, de proprietários de baixa renda do Distrito Federal e entorno, bem como caracterizar a epidemiologia, clínica e patologia das mesmas. Além disso, pretende-se determinar a frequência e os impactos econômico e zoonótico dessas enfermidades nos rebanhos e plantéis de animais domésticos da região, colaborando com os médicos veterinários atuantes na região, com relação ao diagnóstico e controle das doenças da coletividade animal.

Laboratório de Diagnóstico Patológico Veterinário da UnB e propriedades rurais do DF e entorno

Marcelo Ismar Silva Santana

Acho que é do Prof. Fabiano

santanafjf@unb.br

Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Ruminantes do DF e entorno

Objetiva-se a realização de atividades de extensão, tais como: visitas técnicas à propriedades, laticínios e/ou frigoríficos, organização de dias de campo, minicursos e ciclo de palestras, assim como reuniões periódicas para discussões sobre temas relacionados à produção de ruminantes (caprinos, ovinos, bovinos e bubalinos). Essas atividades serão conduzidas pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Produção de Ruminantes e Avaliação de Carcaças (NEPPRAC) e pelo Grupo de Estudos em Pecuária (GEPEC).

Fazenda Água Limpa (FAL/UnB)

Rodrigo Vidal Oliveira

rodrigovidal@unb.br

INTEGRAFAV

A FAV completa 25 anos em 2022 formando profissionais qualificados para o mercado de trabalho, consciente de seu papel transformador a Unidade busca atender da melhor maneira seu público. A proposta tem o objetivo geral de melhorar a qualidade de vida, de aprendizado e de inserção de estudantes, técnicos e professores ao ambiente universitário, reforçando nosso compromisso com a Política Integrada da Vida

Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Hospitais Veterinários e Fazenda Água Limpa

Luci Sayori Murata

mluci@unb.br

Introdução de culturas agrícolas inovadoras na agricultura familiar do distrito federal com foco no mercado de grãos integrais orgânicos e seus processados

O projeto consiste no incentivo à produção, por parte de agricultores familiares do Distrito Federal, de espécies agrícolas focadas nos mercados de grãos integrais orgânicos e seus processados. Haverá a divulgação de espécies com potencial comercial para mercados de alimentos integrais, tais como quinoa, chia e trigo Sarraceno, realizando-se treinamento dos agricultores, através de oficinas e implantação de unidades demonstrativas e de aprendizagem nas propriedades rurais.

Núcleo Rural Contagem, Núcleo Rural Boa Esperança, Núcleo Rural São Sebastião

Solange Da Costa Nogueira

solangeunbdarcy@gmail.com

Mulheres na Agropecuária

"Mulheres na Agropecuária" era a princípio um grupo de estudantes, técnicas e professoras que se reuniam para realizar mesas redondas sobre assuntos relacionados à atuação profissional feminina nas ciências agrárias no contexto da agropecuária nacional. Assim, o projeto visa discutir os desafios da mulher no século XXI, o coletivo está sendo criado para a realização de debates e palestras em diversas áreas dos saber reforçando a conscientização pessoal.

Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV/UnB)

Luci Sayori Murata

mluci@unb.br

Museu das flores: Um jardim-escola no viveiro da PRC

Objetiva-se criar estrutura de ensino, pesquisa e extensão em paisagismo e jardinagem no viveiro da prefeitura da UnB, assim como qualificar seus serviços. Inclui o desenvolvimento de projetos paisagísticos e arquitetônicos na parte infraestrutural de finalidade estético-funcional, recriando assim o espaço como um jardim/museu de técnicas de jardinagem, plantas ornamentais, nativas e medicinais e propiciando sinergias entre a parte de serviços da PRC e interesses acadêmicos da UnB.

Viveiro da Prefeitura da UnB

Júlio Barea Pastore

jbpastore@gmail.com

Núcleo de estudos em agroecologia e produção orgânica (NEA)/Núcleo UnB de Agroecologia

Núcleo UnB de Agroecologia tem como estratégia desenvolver, de forma contínua, atividades de ensino, pesquisa e extensão em redes multi-institucionais de construção do conhecimento agroecológico. Seu princípio metodológico é a participação em rede a partir de problemáticas identificadas organizadas em três linhas de atuação: 1) Construção social de mercados; 2) Sistemas de Produção Sustentáveis e, 3) Políticas públicas.

Assentamentos rurais: áreas de produção da agricultura familiar do território Águas Emendadas

Flaviane de Carvalho Canavesi

flavianecanavesi@unb.br

PetCovid UnB

A pandemia causada pelo novo coronavírus e isolamento social, aumentou o tempo de convívio dos tutores com seus animais de estimação. O objetivo do projeto é fornecer informação científica e correta a tutores de animais domésticos, estudantes e médicos veterinários sobre a relação entre a infecção por COVID-19 e os animais de companhia. Além disso, o grupo pretende identificar e explicar notícias falsas em redes sociais a respeito do covid-19 e sua relação com os animais domésticos e silvestres.

UnB

Ana Carolina Mortari

ana_mortari@yahoo.com.br

Produção de Ovinos em Pastejo - AgroBrasília

Professores e alunos de graduação dos cursos de Agronomia e Med. Veterinária da FAV/UnB estarão à disposição dos visitantes na área demonstrativa da FAV/UnB. O objetivo será demonstrar a produção de ovinos em pastejo, assim como responder dúvidas e sugerir

soluções relacionadas à produção de leite e carne a pasto, alternativas agrícolas e sanidade animal, principalmente para aquelas pessoas ligadas ao setor produtivo.

PAD DF BR 251 KM 05, Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, propriedade da Coopa-DF

Fernanda Cipriano Rocha

fernandacipriano@unb.br

Se eu fosse um peixinho

O envolvimento de alunos em atividades visuais e práticas que a proporcionem conhecer formas alternativas de produção assim como alimentos de qualidade é de fundamental importância para criarem um senso de responsabilidade ambientalAssim, este projeto visa realizar um trabalho de educação ambiental que enfatize alimentos orgânicos providos de sistemas aquáticos sustentáveis, focando no bem estar dos seres vivos dentro desta produção e na importância de preservarmos os organismos aquáticos em seus ambientes naturais. Capacitar alunos monitores e bolsistas e voluntário na vivencia com ambiente sustentável.

Centro de Aquicultura Sustentável – Fazenda Água Limpa (FAL/UnB)

Rodrigo Diana Navarro

navarrounb@gmail.com

Serviço de diagnóstico por imagem do hospital veterinário da Universidade de Brasília

Hospital Veterinário da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (HEVT-UnB) possui uma grande rotina de atendimento clínico nos setores de pequenos e grandes animais, além de atender a animais silvestres. Como tal, existe a demanda de métodos auxiliares no diagnóstico como para as tecnologias de imagem diagnóstica. Assim, o presente projeto visa criar e proporcionar uma rotina de atendimento especializado na área imagem diagnóstica aos animais frequentam o HVET-UnB.

Hospital Veterinário/FAV-UnB

Jair Duarte da Costa Junior

jaircosta@unb.br

Serviço de oftalmologia veterinária

O projeto atende a comunidade do DF e entorno e Médicos Veterinários que necessitem auxílio na conduta de seus casos clínico-cirúrgicos, bem como auxílio diagnóstico. Objetiva-se fomentar a extensão dentro da universidade e fornecer um atendimento diferenciado e de qualidade aos animais da comunidade. Pretende-se, com a casuística deste serviço, contribuir com o ensino teórico e prático das disciplinas profissionalizantes do curso de graduação em Medicina Veterinária da UnB e a pesquisa.

Hospital Veterinário da FAV

Paula Diniz Galera

paulaeye@unb.br

Uma alternativa de suinocultura sustentável para a agricultura familiar

O projeto propõe divulgar sistema de criação de suínos ao ar livre aos produtores rurais. A produção de suínos ao ar livre tem como objetivo melhorar a qualidade de vida do produtor familiar, incentivando a fixação do homem no meio rural, assim como produzir alimentos de qualidade. O sistema como tem princípios a sustentabilidade ambiental, o bem-estar dos animais, o aumento do emprego e renda no meio rural, a qualidade do alimento produzido e a segurança alimentar.

Fazenda Água Limpa (FAL/UnB)

Luci Sayori Murata

mluci@unb.br

Zoonoses: ensinando, aprendendo e construindo saúde

Nos últimos anos zoonoses (doenças comuns ao homem e os animais) ganharam atenção mundial crescente. Para adoção das medidas adequadas de controle e prevenção é importante desenvolver o sentido de responsabilidade

para com a saúde individual e coletiva e, para tanto é preciso que os sujeitos recebam e se apropriem de informação, reflitam sobre as consequências das suas ações, a responsabilidade de todos com o meio ambiente e a complexidade do processo saúde-doença.

Hospital Veterinário da UnB, Centro de Controle de Zoonoses (DIVAL/SES/DF)

Ligia Maria Cantarino da Costa

ligiacantarino@unb.br

    

Título da ação

Resumo

Local de realização

Coordenador(a)

Contato do coordenador

Ambulatório de Neurologia de pequenos animais

O objetivo do projeto é implantar o atendimento especializado em neurologia de pequenos animais para a população de cães e gatos do DF e entorno encaminhados ao Hospital Veterinário da FAV/UnB e oferecer treinamento científico teórico e prático aos acadêmicos de medicina veterinária, pós-graduandos e médicos veterinários. Ensinar e discutir os métodos de localização e interpretação de lesões neurológicas por meio de adequado exame neurológico e interpretação de exames complementares.

Hospital Veterinário de Pequenos Animais - FAV/UnB

Ana Carolina Mortari

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Atendimento clínico e cirúrgico a animais silvestres no HVET da UnB

Este projeto destina-se a aprimorar alunos e médicos veterinários através do atendimento clínico e cirúrgico a animais silvestres enviados para os hospitais veterinários de pequenos e grandes animais da UnB. Os resultados coligidos e passíveis de publicação serão enviados a revistas científicas. Ressalta-se a importância das informações relativas à zoonoses e biossegurança que serão repassadas aos proprietários, melhorando a saúde deles e das pessoas que convivam com os animais.

Hospitais Veterinários da FAV/UnB, eventualmente no local de alojamento dos animais

Liria Queiroz Luz Hirano

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Atendimento clínico-reprodutivo de animais de produção

Diagnosticar, tratar e prevenir doenças do sistema reprodutor de machos e fêmeas dos animais de produção (equídeos, bovinos, caprinos, ovinos e suínos) criados na região e nas proximidades do DF, além de implantar e acompanhar o desenvolvimento de biotécnicas da reprodução, como: Diagnóstico de gestação, colheita e transferência de embriões, criopreservação de sêmen do epidídimo e colhido com vagina artificial, exame andrológico, inseminação artificial, etc.

Hospital Veterinários de grandes Animais da FAV/UnB

Rodrigo Arruda de Oliveira

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Atendimento clínico no serviço de cardiologia veterinária no hospital veterinário da Universidade de Brasília

O presente projeto visa criar e proporcionar uma rotina de atendimento especializado na área de cardiologia veterinária a população de animais do DF e região que frequentam o hospital veterinários da Universidade de Brasília. Ensinar a realização e interpretação dos exames complementares básicos para a cardiologia veterinária, como o eletrocardiograma, ecodopplercardiograma, avaliação direta e indireta da pressão arterial sistêmica e radiografia torácica.

Hospital Veterinário/FAV-UnB

Glaucia Bueno Pereira Neto

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Atendimento Médico Veterinário aos Animais de Produção

O presente projeto tem como objetivo oferecer subsídios para uma melhor avaliação da pecuária regional referentes aos entraves que interferem no seu desenvolvimento, identificando-os e orientando os proprietários no controle dessas enfermidades, além de proporcionar, acompanhamento zootécnico visando a melhoria da qualidade do rebanho e do manejo nutricional e educação higiênico-sanitárias para melhorar as condições do meio ambiente com diminuição dos índices de Zoonoses e obtenção de um produto final (leite) de melhor qualidade. Além disso, objetiva a utilização do hospital veterinário como base física com possibilidades de internar animais doentes, fazer cirurgias mais complexas, isolar animais portadores de doenças infecto-contagiosas e necropsiar todos os animais mortos na região.

Distrito Federal e Entorno

Fabio Henrique Bezerra Ximenes

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Atendimento no Laboratório de Microbiologia de Alimentos - FAV/UnB

Realização de análise microbiológicas de alimentos para pequena, média e grandes empresas/indústrias que fabriquem e/ou manipulem alimentos destinados ao consumo humano. Treinamento dos estudantes de graduaçãocom relação às técnicas de análises microbiológicas de alimentos. Orientação à população (empresários e civis da área de alimentos) no que se refere à produção de alimentos seguros para o consumo humano. Orientação frente a situações de desafios detectados na indústria por análises laboratoriais.

Laboratório de Microbiologia de Alimentos FAV/UnB

Ângela Patrícia Santana

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Atividade Turística em Propriedades Familiares Produtoras de Leite no DF

A agricultura familiar detém especial importância para o desenvolvimento do país, não só pela sua ampla potencialidade em matéria de segurança alimentar, mas também pela sua riqueza cultural, sua relação com a

diversificação de economias locais e a promoção do desenvolvimento territorial. O Objetivo Geral do Projeto visa identificar as possibilidades socioeconômicas que o turismo rural pode oferecer às pequenas propriedades, através da análise e implantação de uma modalidade turística em propriedades rurais produtoras de leite (bovino, caprino e/ou bubalino) no Distrito Federal.

Distrito Federal

Marlon Vinicius Brisola

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Banco de sangue canino

O objetivo do projeto inicialmente é criar um banco de sangue canino e oferecer treinamento aos acadêmicos de medicina veterinária na seleção dos cães doadores de sangue, coleta de bolsas de sangue, realização dos testes de compatibilidade sanguínea entre o sangue dos doadores e receptores caninos. O projeto também visa melhorar as condições de atendimento de cães no Hospital Veterinário de Pequenos Animais da UnB e atender prontamente a grande demanda de sangue para tratamento de animais.

Hospital Veterinário de Pequenos Animais da FAV- UnB

Ana Carolina Mortari

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Boas práticas em semeadura e pulverização de defensivos agrícolas no Distrito Federal e entorno

O projeto visa a realização de visitas técnicas na Fazenda água Limpa e em propriedades rurais privadas do Distrito

Federal e entorno, para inspeção e diagnostico de falhas na operação de semeadoras e pulverizadores de defensivos

agrícolas. Realizar minicursos e publicar boletim técnico para a transferência de conhecimentos e boas práticas nas operações agrícolas.Devido a não existência de atividade semelhante na região, o projeto será mecanismo de extensão inovador em mecanização agrícola.

Fazenda Água Limpa e propriedades rurais privadas do Distrito Federal e entorno

Tiago Pereira Da Silva Correia

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Boas práticas na equideocultura e capacitação de mão-de-obra no planalto central*

Manejo geral dos equídeos na Fazenda Água Limpa para que os alunos aprendam a ter um contato seguro com esses animais. Apresentar tecnologias de manejo, aperfeiçoamento de técnicas e novidades na área dos equídeos.

Isto será feito por meio de palestras, saídas de campo, cursos e minicursos, além de realizar praticas periódicas para um melhor aproveitamento. Entre nossos objetivos está fortalecer a área de equídeos da universidade e proporcionar oportunidades de novos conhecimentos aos interessados.

Fazenda Água Limpa - FAV/UnB

Rodrigo Arruda De Oliveira

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Capacitação de Jovens para o Exercício da atividade equestre

O projeto estimula o desenvolvimento da equideocultura nacional com sensibilização e capacitação continuada de mão de obra, com jovens do meio rural, técnicos agrícolas e estudantes de medicina veterinária, agronomia, zootecnia e áreas afins. Na prática do manejo básico dos equídeos, a partir do contato direto com a atividade e conhecimento teórico sobre os temas que acompõem. Nesse contexto, fomenta-se um Setor que tem crescimento econômico e social expressivo na região, no Brasil e do mundo.

Hospital Veterinário da UnB, Granja do Torto

Antônio Raphael Teixeira Neto

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Contribuição ao diagnóstico veterinário das enfermidades dos animais domésticos de proprietários de baixa renda do Distrito Federal e entorno

O presente projeto tem como objetivos diagnosticar as enfermidades que acometem os animais domésticos, de produção e de estimação, de proprietários de baixa renda do Distrito Federal e entorno, bem como caracterizar a epidemiologia, clínica e patologia das mesmas. Além disso, pretende-se determinar a frequência e os impactos econômico e zoonótico dessas enfermidades nos rebanhos e plantéis de animais domésticos da região, colaborando com os médicos veterinários atuantes na região, com relação ao diagnóstico e controle das doenças da coletividade animal.

Laboratório de Diagnóstico Patológico Veterinário da UnB e propriedades rurais do DF e entorno

Marcelo Ismar Silva Santana

Acho que é do Prof. Fabiano

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Ruminantes do DF e entorno

Objetiva-se a realização de atividades de extensão, tais como: visitas técnicas à propriedades, laticínios e/ou frigoríficos, organização de dias de campo, minicursos e ciclo de palestras, assim como reuniões periódicas para discussões sobre temas relacionados à produção de ruminantes (caprinos, ovinos, bovinos e bubalinos). Essas atividades serão conduzidas pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Produção de Ruminantes e Avaliação de Carcaças (NEPPRAC) e pelo Grupo de Estudos em Pecuária (GEPEC).

Fazenda Água Limpa (FAL/UnB)

Rodrigo Vidal Oliveira

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

INTEGRAFAV

A FAV completa 25 anos em 2022 formando profissionais qualificados para o mercado de trabalho, consciente de seu papel transformador a Unidade busca atender da melhor maneira seu público. A proposta tem o objetivo geral de melhorar a qualidade de vida, de aprendizado e de inserção de estudantes, técnicos e professores ao ambiente universitário, reforçando nosso compromisso com a Política Integrada da Vida

Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Hospitais Veterinários e Fazenda Água Limpa

Luci Sayori Murata

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Introdução de culturas agrícolas inovadoras na agricultura familiar do distrito federal com foco no mercado de grãos integrais orgânicos e seus processados

O projeto consiste no incentivo à produção, por parte de agricultores familiares do Distrito Federal, de espécies agrícolas focadas nos mercados de grãos integrais orgânicos e seus processados. Haverá a divulgação de espécies com potencial comercial para mercados de alimentos integrais, tais como quinoa, chia e trigo Sarraceno, realizando-se treinamento dos agricultores, através de oficinas e implantação de unidades demonstrativas e de aprendizagem nas propriedades rurais.

Núcleo Rural Contagem, Núcleo Rural Boa Esperança, Núcleo Rural São Sebastião

Solange Da Costa Nogueira

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mulheres na Agropecuária

"Mulheres na Agropecuária" era a princípio um grupo de estudantes, técnicas e professoras que se reuniam para realizar mesas redondas sobre assuntos relacionados à atuação profissional feminina nas ciências agrárias no contexto da agropecuária nacional. Assim, o projeto visa discutir os desafios da mulher no século XXI, o coletivo está sendo criado para a realização de debates e palestras em diversas áreas dos saber reforçando a conscientização pessoal.

Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV/UnB)

Luci Sayori Murata

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Museu das flores: Um jardim-escola no viveiro da PRC

Objetiva-se criar estrutura de ensino, pesquisa e extensão em paisagismo e jardinagem no viveiro da prefeitura da UnB, assim como qualificar seus serviços. Inclui o desenvolvimento de projetos paisagísticos e arquitetônicos na parte infraestrutural de finalidade estético-funcional, recriando assim o espaço como um jardim/museu de técnicas de jardinagem, plantas ornamentais, nativas e medicinais e propiciando sinergias entre a parte de serviços da PRC e interesses acadêmicos da UnB.

Viveiro da Prefeitura da UnB

Júlio Barea Pastore

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Núcleo de estudos em agroecologia e produção orgânica (NEA)/Núcleo UnB de Agroecologia

Núcleo UnB de Agroecologia tem como estratégia desenvolver, de forma contínua, atividades de ensino, pesquisa e extensão em redes multi-institucionais de construção do conhecimento agroecológico. Seu princípio metodológico é a participação em rede a partir de problemáticas identificadas organizadas em três linhas de atuação: 1) Construção social de mercados; 2) Sistemas de Produção Sustentáveis e, 3) Políticas públicas.

Assentamentos rurais: áreas de produção da agricultura familiar do território Águas Emendadas

Flaviane de Carvalho Canavesi

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

PetCovid UnB

A pandemia causada pelo novo coronavírus e isolamento social, aumentou o tempo de convívio dos tutores com seus animais de estimação. O objetivo do projeto é fornecer informação científica e correta a tutores de animais domésticos, estudantes e médicos veterinários sobre a relação entre a infecção por COVID-19 e os animais de companhia. Além disso, o grupo pretende identificar e explicar notícias falsas em redes sociais a respeito do covid-19 e sua relação com os animais domésticos e silvestres.

UnB

Ana Carolina Mortari

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Produção de Ovinos em Pastejo - AgroBrasília

Professores e alunos de graduação dos cursos de Agronomia e Med. Veterinária da FAV/UnB estarão à disposição dos visitantes na área demonstrativa da FAV/UnB. O objetivo será demonstrar a produção de ovinos em pastejo, assim como responder dúvidas e sugerir

soluções relacionadas à produção de leite e carne a pasto, alternativas agrícolas e sanidade animal, principalmente para aquelas pessoas ligadas ao setor produtivo.

PAD DF BR 251 KM 05, Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, propriedade da Coopa-DF

Fernanda Cipriano Rocha

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Se eu fosse um peixinho

O envolvimento de alunos em atividades visuais e práticas que a proporcionem conhecer formas alternativas de produção assim como alimentos de qualidade é de fundamental importância para criarem um senso de responsabilidade ambientalAssim, este projeto visa realizar um trabalho de educação ambiental que enfatize alimentos orgânicos providos de sistemas aquáticos sustentáveis, focando no bem estar dos seres vivos dentro desta produção e na importância de preservarmos os organismos aquáticos em seus ambientes naturais. Capacitar alunos monitores e bolsistas e voluntário na vivencia com ambiente sustentável.

Centro de Aquicultura Sustentável – Fazenda Água Limpa (FAL/UnB)

Rodrigo Diana Navarro

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Serviço de diagnóstico por imagem do hospital veterinário da Universidade de Brasília

Hospital Veterinário da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (HEVT-UnB) possui uma grande rotina de atendimento clínico nos setores de pequenos e grandes animais, além de atender a animais silvestres. Como tal, existe a demanda de métodos auxiliares no diagnóstico como para as tecnologias de imagem diagnóstica. Assim, o presente projeto visa criar e proporcionar uma rotina de atendimento especializado na área imagem diagnóstica aos animais frequentam o HVET-UnB.

Hospital Veterinário/FAV-UnB

Jair Duarte da Costa Junior

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Serviço de oftalmologia veterinária

O projeto atende a comunidade do DF e entorno e Médicos Veterinários que necessitem auxílio na conduta de seus casos clínico-cirúrgicos, bem como auxílio diagnóstico. Objetiva-se fomentar a extensão dentro da universidade e fornecer um atendimento diferenciado e de qualidade aos animais da comunidade. Pretende-se, com a casuística deste serviço, contribuir com o ensino teórico e prático das disciplinas profissionalizantes do curso de graduação em Medicina Veterinária da UnB e a pesquisa.

Hospital Veterinário da FAV

Paula Diniz Galera

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Uma alternativa de suinocultura sustentável para a agricultura familiar

O projeto propõe divulgar sistema de criação de suínos ao ar livre aos produtores rurais. A produção de suínos ao ar livre tem como objetivo melhorar a qualidade de vida do produtor familiar, incentivando a fixação do homem no meio rural, assim como produzir alimentos de qualidade. O sistema como tem princípios a sustentabilidade ambiental, o bem-estar dos animais, o aumento do emprego e renda no meio rural, a qualidade do alimento produzido e a segurança alimentar.

Fazenda Água Limpa (FAL/UnB)

Luci Sayori Murata

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Zoonoses: ensinando, aprendendo e construindo saúde

Nos últimos anos zoonoses (doenças comuns ao homem e os animais) ganharam atenção mundial crescente. Para adoção das medidas adequadas de controle e prevenção é importante desenvolver o sentido de responsabilidade

para com a saúde individual e coletiva e, para tanto é preciso que os sujeitos recebam e se apropriem de informação, reflitam sobre as consequências das suas ações, a responsabilidade de todos com o meio ambiente e a complexidade do processo saúde-doença.

Hospital Veterinário da UnB, Centro de Controle de Zoonoses (DIVAL/SES/DF)

Ligia Maria Cantarino da Costa

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.