parasitologia

O Laboratório de Parasitologia e Doenças Parasitárias (LPDP) O LPDP presta suporte técnico-científico, realizando diagnósticos coprológicos, dermatológicos e diagnose de parasitos, ao Hospital Veterinário (Grandes e Pequenos Animais), à Fazenda Água Limpa (FAL/UnB), ao Centro de Primatologia (UnB) e às disciplinas do Curso, como a de Animais Silvestres e Patologia Veterinária. É a base para as atividades acadêmicas de ensino (aulas práticas da Disciplina de Parasitologia e Doenças Parasitárias), pesquisa (Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso e Pós Graduação, nível Mestrado, dos Cursos de Medicina Veterinária e Biologia) e extensão (palestras sobre doenças parasitárias dos animais às escolas de ensino médio e às comunidades).

Atualmente o LPDP possui aproximadamente 28m2, área que compreende bancadas para o processamento e análise de amostras (coprologia e dermatologia parasitária); bancada para o processamento e montagem de lâminas definitivas de parasitos; bancadas com equipamentos diagnósticos (microscópios e lupas estereoscópicas); aparelhos refrigeradores, freezers e estufas; mesa de trabalho, estante de computador, armário para pertences e armário para livros.

O LPDP é coordenado pelo Prof. Gino Chaves da Rocha, Doutor em Saúde Pública e Especialista em Vigilância Sanitária, pela Escola Nacional de Saúde Pública (Fiocruz); Mestre em Biologia Parasitária e Especialista em Entomologia e Acarologia Médica, pelo Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Possui uma técnica em parasitologia, Salvina Nunes de Oliveira.

Telefone: 3107-2811

 

paratologia1
Foto 1: visão geral do espaço do Laboratório de Parasitologia e Doenças Parasitárias

paratologia2
Foto 2: estrutura de estudo e pesquisa do Laboratório de Parasitologia e Doenças Parasitárias

paratologia3

Foto 3: Técnica em parasitologia, Salvina, do Laboratório de Parasitologia e Doenças Parasitárias

 

LABORATÓRIOS DA FAV

Menu