No Laboratório de Proteção de Plantas (LPP) são realizadas pesquisas nas áreas de Entomologia Agrícola e Fitossanidade, com o enfoque em manejo e controle de insetos-praga de cultivos agrícolas e de grãos armazenados, bem como de plantas espontâneas, tanto em sistemas de cultivo convencionais, quanto naqueles com uso restrito de pesticidas e fertilizantes sintéticos, bem como em sistemas com total supressão destes insumos. Nesse aspecto, o trabalho busca alternativas de controle cultural, comportamental e químico, com extratos vegetais e inseticidas botânicos. As espécies vegetais em estudo são algumas hortaliças, tais como a alface, o repolho e o tomateiro e culturas anuais, tais como o algodoeiro, o feijoeiro e o milho. Atualmente, o Laboratório é composto por estudantes de graduação que realizam atividades vinculadas ao Programa de Iniciação Científica (PIBIC), na modalidade remunerada e voluntária, ao estágio técnico e à bolsa-permanência, além de estudantes de Mestrado e Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Agronomia da FAV, orientandos das professoras Ana Maria Resende Junqueira e Cristina Schetino Bastos, Coordenadoras do Laboratório. O LPP possui infra-estrutura para manutenção de criação massal de insetos, realização de ensaios na área de resistência de plantas à insetos e controle químico com extratos botânicos, bem como para identificação dos principais organismos-praga e seus inimigos naturais associados aos cultivos agrícolas.
Telefone: 3107-7186
- O Laboratório de Patologia Clínica Veterinária (LPCV) é um laboratório-escola, pertencente a Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) da Universidade de Brasília (UnB). O LPCV é dividido em duas áreas: Área de Análises Clínicas e Área de Diagnóstico Molecular.
- Na Área de Análises Clínicas são realizados exames que auxiliam no diagnóstico de enfermidades que acometem os animais atendidos nas dependências do Hospital Veterinário da UnB (setor de animais domésticos de pequeno porte, setor de animais domésticos de grande porte e setor de animais silvestres). Todas as amostras para análises clínicas devem ser colhidas e supervisionadas por um médico veterinário vinculado à UnB, e enviadas ao laboratório junto com a solicitação do veterinário responsável. A Área de Análises Clínicas do LPCV não recebe amostras externas. Somente funcionários dos HVets são permitidos transportar as amostras do local de colheita para a recepção do LPCV.
- Na Área de Diagnóstico Molecular são realizadas análises de DNA para rotina de diagnóstico clínico. Nesta área do LPCV são analisadas amostras tanto do HVet da UnB quanto amostras externas. Todas amostras devem ser enviadas com a solicitação do exame molecular e assinada pelo médico veterinário clínico responsável ao atendimento do animal.
- Lembramos que não há local para colheita de material no laboratório, a recepção apenas recebe amostras colhidas e devidamente acondicionadas em recipientes próprios para as análises clínicas junto à solicitação do médico veterinário responsável pelo paciente.
- Exames realizados na Área de Análises Clínicas:
– Hemograma (inclui proteínas plasmáticas totais)
– Mielograma
– Fibrinogênio
– Contagem de reticulócitos
– Testes de compatibilidade sangüínea
– Exames bioquímicos sanguíneos: Ácido úrico, Albumina, ALT (Alanina aminotransferase), AST (Aspartato aminotransferase), Amônia, Bilirrubinas, Cálcio, Colesterol total, CK (creatina quinase), CKMB, Creatinina, Desidrogenase Lática, Ferro, Fósforo, FA (fosfatase alcalina), Frutosamina, GGT (gama-glutamil transferase), Glicose, Potássio, Proteínas Totais, Uréia, Sódio e Triglicerídeos.
– Urinálise
– Análise de líquidos cavitários
– Análise de líquor
– Análise de líquidos sinoviais
Exames moleculares:
– PCR para detecção qualitativa de Leishmania sp.
– PCR para detecção qualitativa de Toxoplasma gondii.
– PCR para detecção qualitativa de Anaplasma platys.
– PCR para detecção qualitativa de Ehrlichia canis.
– PCR para detecção qualitativa de Babesia canis.
– PCR para detecção qualitativa de Mycoplasma sp.
– PCR para detecção qualitativa de Hepatozoon sp.
– PCR para detecção qualitativa de Clamydophila sp.
– PCR para detecção qualitativa de Vírus da Leucemia Felina (FeLV)
– PCR para detecção qualitativa de Vírus da imunodeficiência Felina (FIV)
– PCR para detecção qualitativa de Hemoplasmas.
– PCR para detecção qualitativa de Poliomavírus aviário.
– PCR para detecção qualitativa de Vírus da Doença do Bico e Penas de Psitacídeos (circovírus PBFDV)
– PCR para detecção qualitativa de Plasmodium sp.
– PCR para detecção qualitativa de Babesia caballi.
– PCR para detecção qualitativa de Babesia equi.
– PCR para detecção qualitativa de Cytauxzoon sp.
– PCR para detecção da Doença Renal Policística em gatos domésticos (DRP ou PKD)
– PCR para Sexagem de aves.
- Os serviços do LPCV podem ser acessados da seguinte forma:
Para a Área de Análises Clínicas do LPCV: os serviços de realização de exames clínicos estão à disposição da equipe médica veterinária do HVet da UnB. O recebimento das amostras é feito internamente, apenas com pessoal autorizado, condicionado à solicitação do exame pelo médico veterinário responsável. Os procedimentos de colheita de material para realização dos exames devem ser realizados apenas pelo médico veterinário responsável e em local adequado. As amostras devem ser acondicionadas em recipientes próprios fornecidos pelo LPCV aos veterinários.
Para Área de Diagnóstico Molecular do LPCV: os serviços de exames moleculares (PCR) estão à disposição da equipe médica veterinária do HVet da UnB e da comunidade externa. O recebimento de amostras pode ser feito de forma interna (diretamente com os veterinários da UnB) ou de forma externa (na recepção do LPCV). Para envio de amostras externas, o médico
veterinário responsável deve realizar a colheita do material (sangue total, tecido ou fezes) e enviar ao laboratório junto com a solicitação de exame assinada pelo mesmo.
- Preços dos exames de diagnóstico molecular:
R$ 75,00 para amostras de sangue total (com anticoagulante)
R$ 85,00 para amostras de tecidos orgânicos, coágulos e fezes.
Para esclarecimentos de dúvidas com relação ao acondicionamento e envio de amostras para PCR, pedimos que entre em contato com a veterinária responsável pelos exames (Marcela Corrêa Scalon – 61-992447833 Whatsapp), ou pelos telefones do laboratório (3107-2810).
- Contato
Telefones: 3107-2813 ou 310-2810
e-mail: – Laboratório de Exames Moleculares – molecularveterinariaunb@gmail.com
- Horário de Funcionamento:
O LPCV funciona de segunda a sexta-feira, ininterruptamente das 8:00h as 19:00h, sendo o horário para recebimento de amostras das 8:30h as 17:30h.
- Endereço: Laboratório de Patologia Clínica Veterinária
Hospital Veterinário de Pequenos Animais – UnB, Bloco C, Sala CT 34/7
Avenida L4 norte, Setor de Clubes Norte, Asa Norte/Brasília
CEP:70910-900
- Equipe do LPCV
– Professora responsável: Profa. Dra. Giane Regina Paludo.
– Médicos Veterinários: Dra. Marcela Corrêa Scalon e Dr. Taiã Mairon Peixoto Ribeiro.
– Técnica de laboratório: Thais Sermoud Borges.
– Residentes: Três (3) residentes do primeiro ano e três (3) residentes do segundo ano do Programa de Residência em Patologia Clínica Veterinária.


Atualizado em 2024.
Finalidade do laboratório:
Pesquisa, ensino e Extensão
Nome do coordenador do laboratório:
Prof. Dr. Francisco Ernesto Moreno Bernal
Equipe técnica:
Prof. Dr. Francisco Ernesto Moreno Bernal
Dr. Bruno Stefano Lima Dallago
Disciplinas da graduação e da pós graduação atendidas pelo laboratório:
Bem-Estar Animal
Saúde e Clínica das Aves
Tipos de serviços prestados e análises laboratoriais:
-Fornecimento de água deionizada para os demais laboratórios;
-Testes de ELISA para diferentes alvos (cortisol, progesterona, estradiol, doenças infecciosas) e diferentes matrizes (saliva, sangue, fezes);
-PCR em tempo real para diferentes alvos;
-Consultoria e análise de dados para fins de estruturação e análise de experimentos
Grupos de pesquisa que utilizam o laboratório:
-Centro de Estudos Interdisciplinares em Biociências
-Grupo de Estudo e Pesquisa em Bem-estar e Comportamento Animal
-Ovinocultura em Sistemas Tropicais
-Parasitologia Veterinária do Cerrado
-Doenças dos ruminantes
-Microbiologia Veterinária
-Diagnóstico e Estudo das Enfermidades dos Animais Domésticos e Silvestres
Linhas de pesquisa de destaque e projetos em realização no laboratório:
– Avaliação do Bem-Estar animal de animais de produção, de companhia e silvestres
– Sanidade avícola
– Desenvolvimento de estratégias para a prevenção de doenças em animais domésticos.
Endereço e localização do laboratório, bem como contato de email e telefone:
– Hospital de pequenos animais da faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília – Campus Darcy Ribeiro, via L4;
Fone: 31072828

Atualizado em 2023
A Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) mantém na FAL uma Área Experimental de Agroclimatologia, onde estão instaladas uma estação meteorológica automática e uma estação meteorológica convencional, para uso no ensino e na pesquisa.
- Os dados diários coletados são disponibilizados no Boletim Agroclima, no link disponibilizado: Acessar dados AgroClima
- Finalidade do laboratório:
Coletar, organizar e disponibilizar dados meteorológicos; desenvolver pesquisas em agrometeorologia. - Nome do coordenador do laboratório e equipe técnica:
Profa. Selma Regina Maggiotto
Técnico Diovaner Menezes Pires
- Disciplinas da graduação e da pós-graduação atendidas pelo laboratório:
Diretamente: FAV0266 Agrometeorologia e Climatologia (graduação).
Indiretamente: qualquer disciplina que necessite dados meterológicos. - O laboratório está localizado na sede da Fazenda Água Limpa.
E-mail para contato: srmaggio@unb.br

Atualizado em 2024
O laboratório de Hidráulica Agrícola do curso de Agronomia da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UnB FAV – UnB é coordenado pelos professores Cícero Lopes da silva e Delvio Sandri, não têm uma sede fixa e sim uma sala na Fazenda Água Limpa – FAL para guarda de equipamentos e aparelhos de uso hidráulico e hidrológico. É um típico laboratório de campo e desenvolve atividades de campo relacionadas às disciplinas de Hidráulica Agrícola, Irrigação e drenagem e Hidrologia de microbacias. Possui equipamentos usados na medição de vazão, tais como vertedores e micromolinetes hidráulicos, consta ainda de diversas peças inerentes aos sistemas de irrigação, tais como rotores e carcaças de bombas, válvulas de retenção e de pé, válvulas de controle de fluxo, e demais peças especiais usadas nas tubulações de irrigação com o objetivo de promover aos alunos familiaridade na implantação de redes adutoras pressurizadas usadas na irrigação.
Tem-se ainda instalado no campo, microbacia do córrego Capetinga, um linigráfo com sua respectiva curva chave e bombas centrífugas que providenciam o recalque de água para diversas áreas irrigadas da FAL, incluindo sistemas de irrigação por aspersão e gotejamento.
Desenvolve estudos ligados à agricultura irrigada, eficiência de irrigação e perda de carga em redes de irrigação.

Figura 1: micromolinete hidráulico usado na medição de vazão de pequenos cursos de água.

Figura 2: ilustração da principal estação de bombeamento da Fazenda Água Limpa cuja capacidade de vazão é de 18 litros/segundo e altura manométrica de 130 mca.
O Laboratório de Gestão de Agronegócios (LGA) é utilizado tanto para atender às atividades práticas requeridas em algumas disciplinas do Curso de Gestão de Agronegócios, como para dar suporte à coleta de dados de pesquisas de docentes pesquisadores da área de Agronegócios. As principais disciplinas atendidas pelo LGA são: Custos Agroindustriais, Métodos Quantitativos em Gestão, Comercialização de Produtos Agroindustriais, Administração Agroindustrial e Pesquisa Operacional em Sistemas Agroindustriais. As atividades de pesquisa que envolvem estudos de mercado e análises microeconômicas são também utilitárias do LGA.
Telefone: 3107-7177

LABORATÓRIO DE AQUICULTURA E DE BIOTECNOLOGIA EM ORGANISMOS AQUÁTICOS LABOA -UNB E O CENTRO DE AQUICULTURA SUSTENTÁVEL
O Grupo de Pesquisa em Aquicultura AcquaUnB da Universidade de Brasília possui as seguintes instalações de ensino, pesquisa e Extensão: Laboratório de Aquicultura, Laboratório de Biotecnologia em Organismos Aquáticos (LABOA – UnB) localizado no ICC sul e o Centro de Aquicultura Sustentável localizado na Fazenda Água Limpa pretendem desenvolver trabalhos de ensino, pesquisa e extensão vinculados à área de piscicultura ranicultura e tartaruga da Amazônia, a fim de aprimorar técnicas de produção sustentáveis, reprodução de peixes, tartaruga da Amazônia e rã Touro. Atualmente, os laboratórios são compostos por estudantes de graduação que realizam atividades vinculadas ao Programa de Iniciação Científica da UnB (PIBIC), na modalidade remunerada e voluntária e também estágio técnico remunerado e voluntário, além de estudantes de Mestrado e Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Ciências ambientais FUP/UnB.
Finalidade do laboratório:
Os laboratórios possuem a finalidade de ensino, pesquisa e extensão. No ensino os laboratórios realizam aulas teóricas e práticas das disciplinas Aquicultura (disciplina ofertada para os cursos de agronomia, Medicina Veterinária, Ciências biológicas e Gestão do agronegócio) e Produção e Manejo de animais Silvestres e Exóticos (disciplina ofertada para os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Ciências biológicas e Engenharia florestal). Na extensão, os laboratórios realizam o projeto de extensão intitulado “Se eu fosse um peixinho”. Na pesquisa, são realizados nos laboratórios investigações para estudante de PIBIC, mestrado e doutorado para o programa de pós-graduação em ciências ambientais.
Professor responsável: Prof Dr. Rodrigo Diana Navarro
email: navarrounb@gmail.com
Telefone: + 55 61 3107- 6415
Site do laboratório de aquicultura: http://peixeunb.wordpress.com/
Linhas de pesquisa:
- Aquicultura Sustentável;
- Qualidade de água ;
- Aquaponia – Integração planta e peixe;
- Comportamento de peixe;
- Peixes ornamentais;
- Peixes como bioindicadores de qualidade de água
- Criopreservação de sêmen de peixe;
- Ranicultura;
- Reprodução de peixe;
- Larvicultura de peixe;
- Fisiologia de peixes de água doce;
- Nutrição de reprodutores de peixes de água doce;
- Manejo e conservação de tartaruga da Amazônia.
Disciplinas da graduação e da pós-graduação atendidas pelo laboratório:
Aquicultura (disciplina ofertada para os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Ciências biológicas e Gestão do agronegócio) e Produção e Manejo de animais Silvestres e Exóticos (disciplina ofertada para os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Ciências biológicas e Engenharia florestal). Na pós-graduação atende as disciplinas Manejo de animais silvestres e sistema de produção sustentável de peixes e reprodução de peixes.
Tipos de serviços prestados e análises laboratoriais:
- Análises de parasitos em peixes
- Análises de água em sistemas aquícolas
- Análises de alimentos para peixes
- Criopreservação de sêmen de peixe
- Peixes como bioindicadores de qualidade de água
- Técnica de cultivos de peixes
- Técnica de cultivo integrado peixe e planta
- Educação ambiental com escolas publica e privadas
Grupos de pesquisa que utilizam o laboratório:
AcquaUnB e Recursos Hídricos e Irrigação.

Atualizado em 2024.
- Informações gerais sobre o laboratório:
O Laboratório de Patologia e Perícia Veterinária (LPPV) da UnB atua no diagnóstico das enfermidades nos animais domésticos e silvestres desde 2003. Atualmente, oferece exames citopatológicos, histopatologia, necropsia, exames periciais em animais e imuno-histoquímica. Atua junto ao Hospital Veterinário da UnB onde exerce suas atividades, assim como em demandas externas nas propriedades rurais da região, e também em atendimento à Sociedade Civil, Autarquias e outros Órgãos de Governo. O LPV UnB integra os Laboratórios da Faculdade de Agronomia de Medicina Veterinária (FAV) fornecendo suporte as atividades didáticas de formação para alunos de graduação, Residência em Medicina Veterinária e Pós-Graduação. Tem forte inserção na Saúde Pública Brasileira como Laboratório de Referência Regional para Diagnóstico da Febre Amarela nos Primatas Não-Humanos, Ministério da Saúde e como Centro Colaborador para o Diagnóstico da Febre do Nilo Ocidental, Ministério da Saúde. Atua em parceria no diagnóstico de zoonoses em colaboração com a Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde (DIVAL), Secretaria de Saúde do Distrito Federal, e com a Secretaria de Agricultura do DF (SEAGRI). Além da sua vocação nas atividades de formação, ensino e extensão, no LPV UnB são desenvolvidos projetos de pesquisa e extensão nas áreas de Patologia Animal, Toxicologia e Plantas Tóxicas, Medicina Veterinária Legal, Saúde Pública e Animal que envolvem parcerias e colaborações com renomados Grupos de Pesquisa Nacionais e Internacionais, se destacando na inserção social, formação pessoal e na área de Ciência e Tecnologia.
- Nome do coordenador do laboratório:
Márcio Botelho de Castro (Pro tempore) - Equipe técnica:
Técnico de Laboratório Antônio Djalma Santos
Técnico de Laboratório Leandro da Silva SantoS
Tipos de serviços prestados e análises laboratoriais:
Necropsia dos animais domésticos e silvestres
Necropsias a campo dos animais de fazenda
Necropsias periciais
Exames citopatológicos
Exames histopatológicos e biópsias
Histoquímica e Imuno-histoquímica
Exames morfométricos qualitativos e quantitativos
- Grupos de pesquisa que utilizam o laboratório:
Certificados pela Instituição no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil LATTES
Diagnóstico e Estudo das Enfermidades dos Animais Domésticos e Silvestres – UnB
Doenças de notificação obrigatória e vigilância internacional – UnB
Doenças dos ruminantes – UnB
Recursos Genéticos Animais – UnB
Eficácia terapêutica e toxicidade de nanomateriais para aplicação em saúde – UnB
- Linhas de pesquisa de destaque e projetos em realização no laboratório:
- Linhas de Pesquisa:
- Patologia Animal
- Patologia Forense e Medicina Veterinária Legal
- Diagnóstico de Epizootias em Primatas Não-Humanos e de Doenças Zoonóticas de Interesse na Saúde Pública
- Toxicologia e Plantas Tóxicas
- Linhas de Pesquisa:
- Projetos de Pesquisa:
- Patologia Veterinária Forense, Medicina Veterinária Legal e Ciências Multidisciplinares
- Investigação de Epizootias na Área de Abrangência do Laboratório de Referência Regional do Ministério da Saúde para o Diagnóstico da Febre Amarela em Primatas Não-Humanos
- Intoxicações e Plantas Tóxicas de Interesse Pecuário no Brasil Central
- Caracterização Anatomopatológica, Patogenia e Epidemiologia das Enfermidades dos Animais Domésticos e Silvestres no DF e Entorno.
- Projetos de Pesquisa:
- Endereço e localização do laboratório, bem como contato de email e telefone:
Laboratório de Patologia e Perícia Veterinária
Hospital Veterinário para Animais de Pequeno Porte – UnB
SCEN Trecho 3, Via L4 Norte, Asa Norte, Brasília – DF, CEP: 70636-200
Tel: (61) 3107-2843
Email: unb.lpv@gmail.com

Figura 1. Laboratório de histopatologia com a equipe do LPV preparando as amostras para o exame microscópico.
Figura 2. Sala de necropsia e equipe do LPV em procedimento. Espaço utilizado na rotina e nas aulas da Graduação, Residência e Pós-Graduação.
Figura 3. Equipe do LPV na sala de microscopia avaliando as amostras para a emissão dos laudos anatomopatológicos. Esse espaço também é utilizado para aulas práticas da residência/Pós-Graduação e reuniões clínico-patológicas.
Atualizado em 2024.
O Laboratório de Anatomia Veterinária (LAV) está localizado junto ao Hospital Veterinário de Pequenos Animais da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília (HVET/FAV – UnB), apresentando uma área física de 210 m2, possuindo: Laboratório de Aula Prática; Laboratório de Histologia e Processamento de imagens;
Sala de preparo e armazenamento de peças anatômicas; Biotério; Laboratório de Análises Hematológicas e Museu de Anatomia Veterinária.
O LAV tem por objetivo, promover a educação superior em nível de excelência, atendendo primariamente as necessidades das disciplinas de Anatomia dos Animais Domésticos I e II para o curso de Medicina Veterinária, além da demanda das disciplinas e atividades relacionadas com o curso de Pós-Graduação em Saúde Animal. O LAV tem como meta qualificar os acadêmicos ligados a Anatomia Veterinária, proporcionando-lhes competência para o desempenho de suas funções didático-científicas, pois a convivência diária e em tempo integral de professores e alunos, permite a assimilação de critérios e métodos de investigação que os abalizam neste aspecto. Em verdade, a Anatomia Veterinária constitui matéria essencial para outras disciplinas de aplicação no âmbito da Medicina Veterinária, assim como para o desenvolvimento de pesquisas indispensáveis ao melhor conhecimento das espécies domésticas e silvestres brasileiras, além de propiciar a obtenção de subsídios para a efetivação da investigação cientifica em outras áreas. Desta forma, o LAV destina-se ao desenvolvimento de diversas técnicas anatômicas e histológicas, armazenamento de material didático biológico, além da conservação de peças anatômicas em solução fixadoras. Para tanto, possui equipamentos e infra-estrutura adequados a tais finalidades.
DESCRIÇÃO DO MUSEU DE ANATOMIA VETERINÁRIA (MAV)
O Museu de Anatomia Veterinária (MAV) vem prestando serviços à comunidade desde 2004, trazendo maiores informações na área expositiva sobre o que trata a Anatomia, características e comportamento dos animais, detalhes de determinadas peças anatômicas e atividades da Medicina Veterinária e do Médico Veterinário.
Seu acervo foi formado inicialmente por peças utilizadas como recurso didático em aulas práticas e teóricas e, que já estavam agrupadas como Coleção em salas da Faculdade. Atualmente, conta com cerca de 300 peças, resultado do trabalho de pesquisa de docentes e acadêmicos do curso de Medicina Veterinária, doações e permutas, estando composto por: esqueletos, animais taxidermizados, órgãos e estruturas anatômicas de diversas espécies de vertebrados (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos).
São objetivos do Museu de Anatomia Veterinária:
– Disponibilizar para a comunidade uma fonte concreta de informações sobre a anatomia comparada das diferentes espécies animais, possibilitando o aprendizado, a reciclagem e a confirmação de informações;
– Estabelecer comparativo entre a normalidade e as variações anatômicas nas diferentes espécies animais;
– Estabelecer comparativo entre a forma e função, demonstrando a riqueza morfológica existente entre os diferentes tipos de animais
– Complementar e substanciar, ao corpo discente, as informações recebidas em sala de aula;
– Criar meio auxiliar para o ensino e pesquisa em Anatomia Veterinária e outras áreas do conhecimento.
SITE RELACIONADO
MUSEU DE ANATOMIA VETERINÁRIA
www.mav.unb.br
Telefone: 3107-2817
O Laboratório de Microbiologia Médica Veterinária foi criado em 2002, para prestar serviços ao curso de graduação em medicina veterinária e realiza atendimento suprindo as necessidades diagnósticas do Hospital Veterinário UnB e demais clínicas, consultórios e hospitais da região, bem como aos órgãos governamentais do DF e Governo Federal. O laboratório é composto de três setores: Setor de Bacteriologia e Micologia, Setor de Lavagem e Esterilização e o Setor de preparo de Meios e Virologia. O Laboratório apresenta-se como campo de treinamento para os estudantes de graduação, pós-graduação Stricto Sensu e residência em doenças infecciosas. Tem em sua equipe três técnicos especializados, com mestrado, para a realização das atividades.
O laboratório tem por finalidade atender o curso de Graduação de Medicina Veterinária prestando serviço ao curso, fornecendo insumos para as aulas práticas. Também atende aos Programas de Pós Graduações da FAV gerando pesquisa e insumos para aulas dos diferentes programas e realiza exames de diagnóstico em atendimento ao Hospital Veterinário UnB demais clínicas, consultórios e hospitais da região bem como aos órgão governamentais do DF e Governo Federal.
Equipe
Coordenação
- Coordenadora do laboratório: Dra. Simone Perecmanis (CV:http://lattes.cnpq.br/6673322487449113)
Equipe Técnica
- MSc. Cleia Nunes de Oliveira (CV: http://lattes.cnpq.br/2146769791118978);
- MSc. Ernane de Paiva Ferreira Novaes ( CV: http://lattes.cnpq.br/3851555128194010);
- MSc. Maurício Macedo Rodrigues (CV: http://lattes.cnpq.br/5582711816726247);
Disciplinas atendidas pelo laboratório
- Disciplinas de Graduação em Medicina Veterinária: Microbiologia Veterinária (cod. FAV 206), Práticas em Medicina Veterinária (cod. 325)
- Disciplinas de pós-graduação Stricto Sensu: Diagnóstico Microbiológicos e Molecular de Agentes Patogênicos, Doenças Infecciosas dos Animais e Tópicos Especiais em Medicina Preventiva e Patologia Veterinária.
- Disciplinas da Residência em Medicina Veterinária: Rvt0128 – Atividade Prática Em Doenças Infecciosas dos Animais 1, Rvt0132 – Atividade Prática Em Doenças Infecciosas dos Animais 2, Rvt0129 – Discussão De Casos E Atividades Relacionadas A Doenças Infecciosas Animais 1 – T01, Rvt0133 – Discussão de Casos e Atividades Relacionadas A Doenças Infecciosas Animais 2, Rvt0128 – Atividade Prática em Doenças Infecciosas dos Animais 1, Rvt0133 – Discussão De Casos e Atividades Relacionadas a Doenças Infecciosas dos Animais 2.
Tipos de serviços prestados e análises laboratoriais
O laboratório realiza diagnóstico de infecções bacterianas com cultivo, isolamento e identificação bioquímica, além de realização de antibiograma; diagnóstico de agentes patogênicos causadores de infecções micológicas; diagnósticos moleculares para alguns vírus, bactérias e genes de enterotoxinas de E. coli, genes de importância para S. aureus, genes de resistência antimicrobiana em E. coli entre outros.
Grupos de pesquisa que utilizam o laboratório
- Microbiologia Veterinária.
Linhas de pesquisa de destaque
O laboratório tem como linhas de pesquisa principais a “Identificação e Caracterização de Patógenos de Animais e Zoonóticos”, e “Prospecção da Resistência aos Antibióticos em Microorganismos Isolados de Amostras Biológicas”, Diagnóstico Molecular de Patógenos de Interesse Médico Veterinário.
Endereço e localização do laboratório
- L4 Norte – Asa Norte, Brasília – DF, 70636-200, Laboratório de Microbiologia Médica Veterinária, junto ao Laboratório Multiuso Veterinário.
- E-mail: perecmaniss@unb.br. Telefone: 31072815.


Listagem de equipamentos que constituem o laboratório
Todos os equipamentos estão relacionados no site da plataforma PNIPE sob o registro MicroMedVet.
Teses e Dissertações defendidas no laboratório:
- Dalila de Carvalho Silva Gonzaga. Avaliação cardiológica de matrizes suínas do SISCAL /FAL/UnB. 2020. Dissertação (Mestrado em Saúde Animal) – UnB, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
- Diego Maués Costa Ribeiro. Perfil Parasitológico e detecção de genes de Enterotoxinas e Adesinas de E. coli, isoladas de fezes de bezerros no DF, Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Saúde Animal) – UnB,.
- Luciana Ferreira Lobo de Souza. Soroprevalência do Vírus da Hepatite E (HEV) em suínos do Distrito Federal, BRASIL. 2016. Dissertação (Mestrado em Saúde Animal) – Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
- Marcela Lobo Tokatjian. Pesquisa de Leptospira spp. em rins de suínos abatidos em frigoríficos do DF por PCR. 2016. Dissertação (Mestrado em Saúde Animal) – UnB.
- Elisangela Aline Pereira. Detecção de genes de Enterotoxinas e da Toxina-1 da Síndrome do Choque Tóxico de Staphylococcus aureus isolados de mastites clínicas no Distrito Federal e entorno. 2016. Dissertação (Mestrado em Saúde Animal) – UnB, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
- Laurício Monteiro Cruz. Pesquisa de Rquétsias do Grupo da Febre Maculosa em Cães no Distrito Federal, Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Saúde Animal) – Universidade de Brasília.
- Luciana Lana Rigueira. Prevalência De Brucelose Suína em Criatórios de Suídeos no Distrito Federal e Associação dos Fatores de Risco. 2015. Dissertação (Mestrado em Saúde Animal) – UnB.
- Gustavo Pereira Martins. Detecção Sorológica de Riquétsias do Grupo da Febre Maculosa e Levantamento Acarológico em Equinos no Distrito Federal, Brasil. 2014. Dissertação (Mestrado em Saúde Animal) – Universidade de Brasília, UnB-DEG-REUNI.
- Manuella Rodrigues de Souza Mello. Detecção da Atividade da Enzima Carbapenemase em Enterobacteriaceae e Pseudomonas aeruginosa Isoladas em Clínicas Veterinárias do DF. 2014. Dissertação (Mestrado em Saúde Animal) – Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
- Ivanildo de Oliveira Correia Santos. Isolamento de Salmonella Spp . em Pombos (Columba Livia) No Distrito Federal: Aspecto de Relevância ao Sistema de Vigilância em Saúde. 2014. Dissertação (Mestrado em Saúde Animal) – Universidade de Brasília,
- Débora Cristina Alves das Chagas. Detecção dos Genes Halotano e Rendimento Nápole em plantéis de Suínos no Distrito Federal e Entorno. 2014. Dissertação (Mestrado Em Saúde Animal) – Universidade De Brasília, UnB-DEG -REUNI.
- Anne Daiane Sousa da Silva Marques. Detecção de Genes de Enterotoxinas e Adesinas de Escherichia coli isoladas de fezes de caninos atendidos no Hospital Veterinário da Universidade de Brasília. 2013. Dissertação (Mestrado em Saúde Animal) – UnB, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
- Hudson Holanda de Andrade. Genotipagem De Cepas De Staphylococcus Aureus Isolados De Mastites Subclínicas No Distrito Federal E Entorno. 2012. Dissertação (Mestrado em Saúde Animal) – UnB.
- Vinicius Oliveira Drummond. Detecção de genes de enterotoxinas, caracterização bioquímica e avaliação da sensibilidade a antimicrobianos de Escherichia coli isoladas de suínos hígidos do Distrito Federal. 2011. Dissertação (Mestrado em Saúde Animal) – Universidade de Brasília.
- Helissa de Oliveira Mendonça Moreira. Isolamento de Escherichia coli ácido resistentes em bovinos submetidos a dieta de silagem e concentrado e seu possível potencial em toxinfecções. 2007. 0 f. Dissertação (Mestrado em Nutrição Humana) – Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Projetos:
- Detecção de genes de resistência à antimicrobianos em cepas de E. coli e Salmonella spp. isolados em fezes suínas aprovado no Edital 09/2011 – Apoio à Pesquisa-DPP.
- Genotipagem de Cepas de Staphylococcus aureus Isolados de Mastites Clínicas e Subclìnicas no Distrito Federal e Entorno.
- Detecção de Genes de Enterotoxinas, Caracterização Bioquímica, Sorológica e Perfil de Resistência Antimicrobiana de Escherichia coli Isoladas de Casos de Diarréias dm Suínos de Diferentes Faixas Etárias em Granjas Suinícolas do Distrito Federal E Entorno.
- Isolamento e Caracterização de Microorganismos Causadores de Mastite no Distrito Federal e Entorno.
- Nome na plataforma PNIPE: MicroMedVet
- Informações gerais sobre o laboratório:
O Laboratório de Nutrição Animal (LNA) da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV/UnB) está localizado na Fazenda Água Limpa (FAL/UnB), dispõe também de amplo espaço físico, onde são ministradas aulas teóricas e práticas, atendendo aos alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária. As principais atividades desenvolvidas no LNA são relacionadas ao preparo de amostras e análises bromatológicas de matérias-primas e rações para animais, dentre elas: matéria seca (MS), matéria mineral (Cinza), extrato etéreo, proteína bruta, fibra bruta (FB), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA). Além disso, o LNA está equipado também para análises de qualidade de carnes e ovos (análises físicas e químicas), estabilidade dos lipídios (índice de peróxidos e de acidez e método de TBARS) e capacidade antioxidante (compostos fenólicos totais, DPPH).
- Finalidade do laboratório:
Realização de análises químicas e físicas de matérias-primas para rações animais, carnes e ovos; realização de experimentos de armazenamento; ministrar aulas práticas e teóricas dos cursos de Graduação e Pós. - Coordenador do laboratório e equipe técnica
Profa. Aline Mondini Calil Racanicci
Técnico Responsável (químico) Ricardo Oliveira M. Lopes
- Disciplinas da graduação e da pós graduação atendidas pelo laboratório:
Avicultura, Alimentos e Alimentação, Zootecnia, Qualidade de Carnes e Ovos (PG) - Tipos de serviços prestados e análises laboratoriais:
preparo de amostras (moagem e secagem) e análises bromatológicas de matérias-primas e rações para animais, dentre elas: matéria seca (MS), matéria mineral (Cinza), extrato etéreo, proteína bruta, fibra bruta (FB), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA). Além disso, o LNA está equipado também para análises de qualidade de carnes e ovos (análises físicas e químicas), estabilidade dos lipídios (índice de peróxidos e de acidez e método de TBARS) e capacidade antioxidante (compostos fenólicos totais, DPPH).
- Grupos de pesquisa que utilizam o laboratório:
Professores da Zootecnia (e de outras áreas, quando solicitado) e seus respectivos alunos de graduação e pós-graduação – Profa. Aline, Prof. Sérgio, Prof. Cássio, Prof. Gilberto, Prof. Itiberê, Prof. Délvio, Prof. Tiago, etc - Endereço e localização do laboratório, bem como contato de email e telefone:
Fazenda Água Limpa (FAL), email da coordenadora: alinemcr@unb.br; email do técnico: ricardoomlopes@gmail.com - Listagem de equipamentos que constituem o laboratório:
moedores, agitadores, pipetadores, destiladores, banho-maria, refrigeradores, freezers, liofilizador, espectrofotômetro, cromatógrafo à gás etc - Nome do laboratório como foi inserido na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa MCTI (PNIPE):
Laboratório de Nutrição Animal - Outros assuntos que acharem como pertinentes: inclusão de procedimentos operacionais padrão, teses de destaques, patentes, documentos de comprovação de acreditação em órgãos governamentais, projetos financiados, links próprios do laboratório e links de interesse do mesmo, entre outros documentos. Interessados em serviços para terceiros contatar a coordenadora do laboratório (alinemcr@unb.br) .

Atualizado em 2024.
Em construção.
O Laboratório de Análise de Água permite a realização de análises físicas, químicas e microbiológicas em água de irrigação, efluentes de esgoto, solução do solo, dentre outros fluidos de interesse da área agrícola.
Finalidade do laboratório
O laboratório tem a finalidade de realização de análises físicas, químicas e microbiológicas de líquidos de interesse agrícola e ambiental, particularmente destinados ao atendimento de pesquisas desenvolvidas por alunos de iniciação científica, trabalho de conclusão de curso, mestrado e doutorado, orientados por professores da FAV/UnB e de outras Faculdades e Institutos da UnB.Também podem ser realizadas aulas práticas reacionadas as atividades fins a que se destina o laboratório.
- Nome do coordenador do laboratório
Prof. Dr. Delvio Sandri
- Equipe técnica
Técnico: Daniel Ataydes de Oliveira Sousa
- Disciplinas da graduação e da pós-graduação atendidas pelo laboratório
- Tipos de serviços prestados e análises laboratoriais
O Laboratório não presta serviço externo a UnB.
- Análises laboratoriais: potencial hidrogeniônico, condutividade elétrica, sólidos suspensos, sólidos totais, sólidos sedimentáveis, oxigênio dissolvido, demanda química de oxigênio, demanda bioquímica de oxigênio, alcalinidade total, sódio, potássio, sódio, cálcio, magnésia, nitrito, nitrato, amônia, fosfato total, turbidez, ferro, coliformes termotolerantes, coliformes totais.
- Endereço e localização do laboratório, bem como contato de email e telefone
IB 14, ASS 087/13C, Subsolo do ICC – Sul (Antigo IBzinho)
Contatos:
Técnico do Laboratório: danielsousa@unb.br
Fone: 3107-6427
Professor responsável: sandri@unb.br
Fone: (61) 3107-7570 e (61) 98263-5373

Atualizado em 2024.
Em construção.
Em construção.
Em construção.
Em construção.
No Laboratório de Bioquímica do Solo da FAV/UnB são desenvolvidas pesquisas relacionadas com a dinâmica de carbono e nitrogênio no solo, mediada pela presença de microrganismos do solo, destacando-se o estudo das frações do carbono e do nitrogênio da biomassa microbiana, atividade enzimática do solo, respiração basal do solo e análises relacionadas. Neste laboratório são realizadas aulas práticas da disciplina de “Biologia do solo” do curso de graduação em Agronomia e disciplinas do programa de Pós-Graduação em Agronomia, da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UnB, como as disciplinas “Uso Potencial de Resíduos na Agricultura” e “Microbiologia do Solo”. O Laboratório de Bioquímica do Solo é coordenado pela professora Maria Lucrécia Gerosa Ramos, conta com um técnico de nível superior e com a atividade de estudantes de graduação nas modalidades de estágio, de bolsistas de iniciação científica e estudantes em trabalho de conclusão de curso, assim como alunos de mestrado e doutorado. Contatos pelo telefone: 3107–7141/3107-7139. Email: lucrecia@unb.br
No Laboratório de Microbiologia do Solo da FAV/UnB são desenvolvidos estudos relacionados com a comunidade microbiana no dolo, interações benéficas entre plantas e microrganismos do solo, destacando-se microrganismos promotores de crescimento vegetal, bactérias fixadoras de nitrogênio e fungos micorrízicos. Neste laboratório são realizadas aulas práticas da disciplina “Biologia do Solo” do curso de graduação em Agronomia e de disciplinas do programa de Pós-Graduação em Agronomia, da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UnB, como as disciplinas “Uso Potencial de Resíduos na Agricultura” e “Microbiologia do Solo”. O Laboratório de Microbiologia do Solo é coordenado pela professora Alessandra Monteiro de Paula e conta com a atividade de estudantes de graduação nas modalidades de estágio, de bolsistas de iniciação científica e estudantes em trabalho de conclusão de curso, assim como alunos de mestrado e doutorado. Contatos pelo telefone: 3017-7163. Email: alessandramp@unb.br
Em construção.

O laboratório de análise de alimentos da FAV, atualmente, faz análises físico-químicas em alimentos em geral: proteínas, extrato etéreo, resíduo mineral fixo, umidade, fibra bruta, além de análises em leite (densidade, proteína, crioscopia, gordura, acidez Dornic, fosfatase, peroxidade, extrato seco total e desengordurado), análise de mel (brix, açúcares redutores e não redutores, hidroximetilfurfural, acidez, reação de Fiehe, reação de lugol, reação de Lund, umidade), análise de sucos (brix, açúcares redutores e não redutores, vitamina C, ácidos orgânicos). Para isso, dipõe de vários equipamentos, como muflas, destilador de nitrogênio, centrífugas para leite, centrífuga refrigerada e não refrigerada, capela para exaustão de gases, estufas com e sem circulação de ar, balanças analítica e semi-analítica, espectrofotômetro vísivel e UV, crioscópios, extrator de gordura, digestor de fibra, moinho, banhos-maria, colunas de cádmio, estufa a vácuo, forno microondas, chapas de aquecimento com e sem agitação, refratômetros, dentre outros equipamentos.O laboratório possui dois funcionários com nível superior, sendo um com o título de mestrado.
Telefone: 3107-7181
- Laboratório da Universidade de Brasília (UnB) e que objetiva a realização de trabalhos relacionados a pesquisa, ensino e extensão em Medicina Veterinária Preventiva e temas relacionados e multidisciplinares.
- Finalidade do laboratório:
Pesquisa, ensino e extensão em Medicina Veterinária Preventiva e temas relacionados e multidisciplinares. Equipe técnica:
Coordenador do Laboratório: Prof. Dr. Cristiano Barros de Melo.
Servidor técnico do Laboratório: Bacharel e licenciatura em Química Luciano Ribeiro de Araújo.Tipos de serviços prestados e análises laboratoriais:
Serviços relacionados ao ensino, pesquisa e extensão em Medicina Veterinária e principalmente à Medicina Veterinária Preventiva.Grupos de pesquisa que utilizam o laboratório:
Disponível em: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/1686704472655874
Doenças de notificação obrigatória e vigilância internacional
Diagnóstico e Estudo das Enfermidades dos Animais Domésticos e Silvestres
Geoprocessamento Aplicado à Análise AmbientalLinhas de pesquisa de destaque e projetos em realização no laboratório:
Disponível em: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/1686704472655874Diagnóstico e estudo das enfermidades dos animais de companhia e silvestres
Vigilância Agropecuária Internacional
Enfermidades de notificação obrigatória
Medicina Veterinária Forense
Cães de detecção de interesse ao serviço público
Mapeamento genético da pecuária brasileira
Endereço e localização do laboratório, bem como contato de e-mail e telefone:
ICC Sul, Campus Darcy Ribeiro, Brasília, DF
Produções científicas:
RODRIGUES, CARLA SUSANA; ARMENDARIS, PAULO MARCEL DE SÁ, CLAUDIA VALÉRIA GONÇALVES CORDEIRO ; Haddad, João Paulo Amaral ; DE MELO, CRISTIANO BARROS . Prevalence of Campylobacter spp. in Chicken Carcasses in Slaughterhouses from South of Brazil. CURRENT MICROBIOLOGY, v. 78, p. 2242-2250, 2021 – https://link.springer.com/article/10.1007/s00284-021-02478-w
DE OLIVEIRA, ANAPOLINO MACEDO; LAGUARDIA-NASCIMENTO, MATEUS ; SALES, MARIANA LÁZARO ; JÚNIOR, ANSELMO RIVETTI VASCONCELOS ; CAMARGOS, MARCELO FERNANDES ; DE MELO, CRISTIANO BARROS ; FONSECA JÚNIOR, ANTÔNIO AUGUSTO . Outbreaks of Vesicular Stomatitis in Brazil caused by a distinct lineage of Alagoas vesiculovirus. BRAZILIAN JOURNAL OF MICROBIOLOGY, v. 52, p. Online-First, 2021. https://link.springer.com/article/10.1007/s42770-021-00537-9
TAQUES, C. B. ; COELHO, L. C. ; Helio Vilela Barbosa Júnior ; DE SÁ, MARCOS EIELSON PINHEIRO ; CASTRO, Marcio Botelho de ; DE MELO, CRISTIANO BARROS . Challenges to and advancements of the official veterinary service of the Federal District, Brazil. REVISTA BRASILEIRA DE MEDICINA VETERINÁRIA, v. 43, p. e003221, 2021https://rbmv.org/BJVM/article/view/1223
KLOH, V. P. ; SILVA, G. D. ; FERRO, M. ; ARAUJO, E. ; DE MELO, CRISTIANO BARROS ; LIMA, J. R. P. A. ; RADEMAKER-MARTINS, E. . The virus and socioeconomic inequality: An agent-based model to simulate and assess the impact of interventions to reduce the spread of COVID-19 in Rio de Janeiro, Brazil. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, p. 3647-3673, 2020 http://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/9209/7786
JANTORNO, GUSTAVO MACHADO ; XAVIER, CARLOS HENRIQUE ; Melo, Cristiano Barros de . Narcotic detection dogs: an overview of high-performance animals. CIÊNCIA RURAL, v. 50, p. e20191010, 2020 https://www.scielo.br/j/cr/a/jR5t8dspZRJHfbrP9dDD6rf/?lang=en
Melo, Cristiano Barros de. A Perícia Criminal como instrumento de promoção dos direitos humanos. REVISTA BRASILEIRA DE CIENCIAS POLICIAIS, v. 11, p. 15, 2020 https://periodicos.pf.gov.br/index.php/RBCP/article/view/790
BASTIANETTO, E. OLIVEIRA, D. A. A. ; MCMANUS, C. ; BAGOLIN, D. J. ; LEITE, R. C. ; DE MELO, CRISTIANO BARROS . Genetic material from buffalo and cattle: crucial importance in the formalization of bilateral trade between India and Brazil. ANIMAL REPRODUCTION, v. 17, p. e20200031, 2020https://www.scielo.br/j/ar/a/xYVPvvbwtCLQN5HYQ3hX6dx/?lang=en
PEIXOTO, FERNANDA CARVALHO ; DE MELO, CRISTIANO BARROS . CAPACIDADE EM DEFESA ALIMENTAR NAS FORÇAS ARMADAS BRASILEIRAS. REVISTA DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA, v. 34, p. 13-30, 2019. https://revista.esg.br/index.php/revistadaesg/article/view/1083
DE MELO, CRISTIANO BARROS; DE SÁ, MARCOS EIELSON PINHEIRO; SABINO, VALÉRIA MOURÃO ; DE FATIMA BOECHAT-FERNANDES, MARIA ; SANTIAGO, MARCO TÚLIO ; SCHWINGEL, FÁBIO FRAGA ; FREITAS, CLEVERSON ; MAGIOLI, CARLOS ALBERTO ; CABRAL-PINTO, SERGIO ; McManus, Concepta ; SEIXAS, LUIZA . Microbiological detection of bacteria in animal products seized in baggage of international air passengers to Brazil. Preventive Veterinary Medicine (Print), v. 118, p. 22-27, 2015. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0167587714004012?via%3Dihub
Mendonca, C.E.D. ; MUNHOZ, A. D. ; BEZERRA, R. A. ; GUIMARAES, L. A. ; ALBUQUERQUE, G. R. ; DE MELO, CRISTIANO BARROS . Brucella ovis EM OVINOS: SOROPOSITIVIDADE E FATORES DE RISCO. CIÊNCIA ANIMAL BRASILEIRA, v. 18, p. e41635, 2017. https://www.scielo.br/j/cab/a/qQX4C5jMBbjPC3Hqb7Bm8Qn/?lang=pt
Melo, Cristiano Barros de; Marcos Eielson Pinheiro de Sá ; Souza, A.R. ; OLIVEIRA, A. M. ; MOTTA, P M P C ; CAMPANI, P. R. ; LUNA, J.O. ; Cabral-Pinto, S. ; Fábio Schwingel ; MCMANUS, C.M. ; SEIXAS, L. . Bacteria in Dairy Products in Baggage of Incoming Travelers, Brazil. Emerging Infectious Diseases (Print), v. 20, p. 1933-1935, 2014. https://wwwnc.cdc.gov/eid/article/20/11/13-1422_article
Reportagens e mídia:
NBR NOTÍCIAS – Ministério fiscaliza entrada de produtos em malas de viajantes para proteger o país – 15 de dez. de 2012. https://www.youtube.com/watch?v=2bpIVk193fY
ESTADÃO: No fundo da mala até crânio de ovelha. 27 de junho de 2010.
https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,no-fundo-da-mala-ate-cranio-de-ovelha-imp-,572617
REDE GLOBO – JORNAL HOJE: Edição do dia 04/02/2014, 13h09 – Atualizado em 04/02/2014 14h03. Bagagens de passageiros que vêm
do exterior trazem bactérias ao país. https://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2014/02/bagagens-de-passageiros-que-vem-do-exterior-trazem-bacterias-ao-pais.htmlAtualizado em 2024.
Em construção.
Em construção.
Em construção.
1. Nome correto do laboratório
Laboratório de Estudos da Matéria Orgânica do Solo (LabMOS)
2. Informações gerais sobre o laboratório
No LabMOS ocorrem atividades de pesquisa e de ensino relacionadas à compreensão da matéria orgânica do solo, especialmente em agroecossistemas. O laboratório realiza diversas análises da fração orgânica do solo, de resíduos orgânicos e adubos orgânicos e organominerais para estudos sobre a dinâmica do carbono orgânico do solo, ciclagem de nutrientes e manejo e conservação do solo. O laboratório também realizadas análises de materiais orgânicos pirolisados, especialmente biocarvões (biochar).
3. Finalidade do laboratório
Realizar análises relacionadas à matéria orgânica de solos agrícolas e naturais, de resíduos orgânicos diversos e de fertilizantes a base de biocarvões. Além disso, o LabMOS serve de ambiente didático para aulas práticas das disciplinas de Práticas Laboratoriais em Fertilidade do Solo (graduação) e Matéria Orgânica do Solo (Pós-graduação). No LabMOS atuam estudantes de graduação e pós-graduação que realizam atividades de pesquisa vinculadas ao Programa de Iniciação Científica (PIBIC – CNPq), ao Programa de Pós-Graduação em Agronomia (FAV-UnB) e a projetos aprovados pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
4. Nome do coordenador do laboratório
Cícero Célio de Figueiredo
5. Equipe técnica
Priscila Ferreira Reis
6. Disciplinas da graduação e da pós graduação atendidas pelo laboratório
Graduação: Fertilidade do Solo e Adubação (FAV0069); Práticas Laboratoriais em Fertilidade do Solo (FAV0054).
Pós-Graduação: Matéria Orgânica do Solo; Tópicos Especiais em Agronomia – Fertilidade do Solo e Adubação no Cerrado.
7. Tipos de serviços prestados e análises laboratoriais
Análise laboratoriais de matéria orgânica do solo; carbono e nitrogênio total do solo e de resíduos; frações da matéria orgânica do solo. Além disso, alunos orientados de pesquisadores/professores colaboradores de outras instituições de pesquisa e ensino também realizam análises e treinamentos no LabMOS.
8. Grupos de pesquisa que utilizam o laboratório,
“Manejo do solo e de resíduos orgânicos para uma agricultura de baixa emissão de carbono”
9. Linhas de pesquisa de destaque e projetos em realização no laboratório
Linhas de pesquisa: Dinâmica do carbono no solo; Uso de resíduos pirolisados; Desenvolvimento e avaliação de novos fertilizantes sustentáveis
Projetos em andamento:
Edital CNPq 32/2022 – Biochar-K: novo fertilizante à base de biochar enriquecido em potássio e ácidos orgânicos
Edital 02/2022 – Agro Learning – FAPDF – Novos fertilizantes à base de biochar de lodo de esgoto, agromineral e ácidos orgânicos microbianos: desenvolvimento, caracterização e avaliação agronômica
Edital Catalisa/ICT/SEBRAE/CNPq – Plano de Inovação – “Conversão de resíduos em bioprodutos por pirólise”.
CNPq – projeto da bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ2): “Natureza química do fósforo do biochar de lodo de esgoto e sua dinâmica no solo por cinco anos”.
10. Endereço e localização do laboratório, bem como contato de email e telefone
ASS 83/9, ICC Sul, Campus Darcy Ribeiro
Contatos: 31076816
11. Fotografias que apresentem atividades sendo executadas no laboratório e ou ilustrativas do espaço




12. Listagem de equipamentos que constituem o laboratório
Analisador Elementar, Espectrofotômetro, Fotômetro de chama, Capela de exaustão, Estufa de circulação, Estufa, Incubadora, Bloco digestor, Destilador de água, Destilador de nitrogênio, Mesa agitadora, Forno de microondas, Mufla, pHmetro, Balança, Centrífuga, Placa de aquecimento, Placa de agitação magnética
13. Nome do laboratório como foi inserido na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa MCTI (PNIPE)
Laboratório de Estudos da Matéria Orgânica do Solo
14. Outros assuntos que acharem como pertinentes: inclusão de procedimentos operacionais padrão, teses de destaques, patentes, documentos de comprovação de acreditação em órgãos governamentais, projetos financiados, links próprios do laboratório e links de interesse do mesmo, entre outros documentos.
Patente já concedida (INPI): BR1020200170325, título: “Composição granulada organomineral de biochar de lodo de esgoto enriquecido com potássio e seu uso como fertilizante”. Depósito: 20/08/2020; Concessão: 03/03/2022.
Projetos Financiados:
FAPDF – Edital 04/2021 – Demanda Espontânea – Novo fertilizante à base de biocarvão de lodo de esgoto enriquecido com potássio: desenvolvimento, caracterização e avaliação agronômica
Edital Catalisa/ICT/SEBRAE/CNPq – Plano de Inovação – Conversão de resíduos em bioprodutos por pirólise
Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ2) – Natureza química do fósforo do biochar de lodo de esgoto e sua dinâmica no solo por cinco anos
FAPDF – Edital 06/2017 Meio Ambiente – Biomassa pirolisada como alternativa para viabilizar o uso do lodo de esgoto na agricultura: efeitos agronômicos e riscos ambientais associados
FAPDF – Edital 04/2017 Demanda Espontânea: Biocarvão de lodo de esgoto como alternativa para o controle fitopatógenos por alterações químicas e da microbiota do solo
FAPDF – Edital 04/2017 Demanda Espontânea: Biochar de lodo de esgoto: efeitos residuais na qualidade do solo, na ciclagem de nutrientes, no desempenho agronômico do milho e riscos de contaminação associados
Edital 03/2015 FAPDF – Biochar de lodo de esgoto: produção, caracterização e efeitos agronômicos e ambientais
Edital CNPq/VALE nº 05/2012 – Forma Engenharia: Cinética de Mineralização do Carbono de Resíduos Orgânicos: Efeito da Acidez de Latossolo do Cerrado
Atualizado em 2023.
- Informações gerais sobre o laboratório:
O laboratório de Física do Solo está localizado no ICC-Centro, sala A1-256. O laboratório conta com equipamentos para caracterização física e hidrológica de meios porosos naturais não consolidados, principalmente solos minerais e sedimentos, atendendo à comunidade da Universidade de Brasília.
- Finalidade do laboratório:
Caracterização física e hidrológica de meios porosos não consolidados, principalmente solos minerais e sedimentos. O laboratório conta com equipamentos de campo e laboratório para determinações físicas e hidrológicas.
- Nome do coordenador do laboratório:
Tairone Paiva Leão
- Disciplinas da graduação e da pós-graduação atendidas pelo laboratório:
Física do Solo (pós-graduação)
Física do Solo (graduação)
Fundamentos de Ciência do Solo (graduação)
- Tipos de serviços prestados e análises laboratoriais:
Análise granulométrica; densidades do solo e de partículas; retenção de água pelo método da câmara de pressão; infiltração de água no solo; determinação de umidades em base massa e volume; resistência mecânica do solo via penetrômetro de impacto.
- Grupos de pesquisa que utilizam o laboratório:
O laboratório atende diversos grupos de pesquisa na UnB, incluindo grupos da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Instituto de Geociências, Faculdade de Tecnologia, Instituto de Ciências Humanas-Geografia, Instituto de Química, e outros.
- Linhas de pesquisa de destaque e projetos em realização no laboratório:
Dispersão e estabilidade da solução em solos tropicais.
Propriedades eletromagnéticas de solos oxídicos.
Hidrologia da zona não saturada.
Qualidade do solo.
- Endereço e localização do laboratório
Sala A1-256
Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária
Instituto Central de Ciências
Campus Darcy Ribeiro
Asa Norte ,Brasília, DF
Atualizado em 2024.
Em construção.
Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária – FAV/UnB
Lab. Frut. Salas (AT-10/17 e AT-11/16)
Telefone: 3107-3516
Localizado na Estação Experimental de Biologia EEB/UnB-(Setor de Fruticultura). O Laboratório de Fruticultura possui uma área de aproximadamente 100 m2 de área construída formando uma boa estrutura laboratorial que inclui uma série de equipamentos como (Balanças, computadores, capela de exaustão, destilador de água, câmara de germinação de sementes, Colorímetro, Phmetro, SPAD-medidor de fotossíntese entre outros). Acoplada ao laboratório, há uma sala de aula com capacidade para 40 alunos. Na localidade ‘Setor de Fruticultura’, existem ainda duas casas de vegetação, Viveiro Experimental, telado, jardim clonal e três coleções de fruteiras exóticas (lichia, longana e Macadâmia), onde são geradas novas tecnologias por meio do desenvolvimento de pesquisas na área de fruticultura com destaque para as seguintes fruteiras; abacate, goiaba, mamão, maracujá, e frutas exóticas como lichia, longana e macadâmia. Tais atividades contam com a participação de professores e estudantes da Graduação (orientação em nível de iniciação científica – Trabalhos de Graduação) e/ou de Pós-graduação (orientação em nível de Mestrado e de Doutorado). Os trabalhos são divulgados em eventos científicos nacionais e internacionais, bem como em periódicos de circulação nacional e internacional.
Responsáveis:
Prof. Dr. Márcio de Carvalho Pires
Prof. Dr. Osvaldo Kiyoshi Yamanishi












O Laboratório de Geoprocessamento atende alunos do curso de graduação em Agronomia em desenvolvimento de projetos de pesquisa de iniciação científica – PIBIC e de monografias de graduação e alunos do mestrado em Ciências Agrárias. Os projetos de pesquisa em desenvolvimento estão relacionados com sustentabilidade de uso das terras e da água no Distrito Federal e modelagens de distribuição de solos na paisagem. A infra-estrutura é constituída por 8 microcomputadores em rede, com boa capacidade de processamento e memória, adequados à utilização de softwares de geoprocessamento, principalmente no tratamento e interpretação de imagens de satélite. Todos os computadores estão associados a monitores de 17”. Conta ainda com 02 scanners HP de boa resolução, 03 impressoras HP jato de tinta, sendo uma delas de qualidade fotográfica, 03 GPS de navegação, 10 estereoscópios de espelho, 01 máquina fotográfica digital Canon, 01 Bússola Brunton, e 01 Planímetro, além de uma coleção de mapas planialtimétricos e temáticos do Distrito Federal, além de fotografias aéreas e imagens de satélite Landsat, SPOT, IKONOS e QUICK-BIRD. O laboratório possui uma funcionária com nível superior.
Telefone: 3107-7176
Destinado a realização de estudos voltados a área de Engenharia Agrícola, com linhas de pesquisas voltadas aos estudos em construções rurais, ambiência e biodigestão.
Coordenador: Prof Samuel Martin
Em construção.
O Laboratório de Microbiologia de Alimentos (LAMAL) da FAV está localizado no ICC Sul, ASS – 128, no Campus Darcy Ribeiro.
Este laboratório tem por finalidade a realização de pesquisas e análises microbiológicas moleculares de alimentos, destinados ao consumo humano. Participa na formação de recursos humanos na graduação do curso de Medicina Veterinária e Programas de Pós Graduações em Saúde Animal, Ciência Animal e Agronomia.
Participa também do projeto de extensão de ação contínua, intitulado “Atendimento no Laboratório de Microbiologia de Alimentos” em que são realizadas análises microbiológicas nos alimentos oriundos de pequenas, médias e grandes indústrias produtoras de alimentos, bem como a população em geral.
Telefone: 3107-7173
Email: lamalunb@unb.br
O Laboratório de Microbiologia de Alimentos (LAMAL) da FAV está localizado no ICC Sul, ASS – 128, no Campus Darcy Ribeiro.
Este laboratório tem por finalidade a realização de pesquisas e análises microbiológicas moleculares de alimentos, destinados ao consumo humano. Participa na formação de recursos humanos na graduação do curso de Medicina Veterinária e Programas de Pós Graduações em Saúde Animal, Ciência Animal e Agronomia.
Participa também do projeto de extensão de ação contínua, intitulado “Atendimento no Laboratório de Microbiologia de Alimentos” em que são realizadas análises microbiológicas nos alimentos oriundos de pequenas, médias e grandes indústrias produtoras de alimentos, bem como a população em geral.
Telefone: 3107-7173
Email: lamalunb@unb.br
Em construção.
Em construção.
Em construção.
Em construção.
Em construção.
Em construção.
O Laboratório de Produção de Suínos (LABSUI) reune todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão que envolvam a suinocultura. A Unidade Demonstrativa de Criação de Suínos faz parte do LABSUI e está localizada na Fazenda Água Limpa (FAL) e ocupa uma area de 4,0 ha. A criação de suínos ao ar livre tem como elementos principais o bem estar animal, a qualidade de trabalho do colaborador, a integração dos processos produtivos na propriedade rural, a utilização de alimentos alternativos produzidos localmente, a redução do uso de medicamentos terapêuticos, o aumento de renda do produtor rural e a qualidade do produto final. O sistema é considerado uma opção ao sistema de confinamento tradicional, pois apresenta menor custo de implantação e de manutenção, conferindo uma alternativa viável aos pequenos e médios produtores. A Unidade Demonstrativa de Criação de Suínos ao Ar Livre tem sido considerada referencia no modelo de sistema de produção e tem recebido visitas de Instituições de Ensino Superior e Técnico, além de proporcionar oportunidade de estágio para alunos da FAV/UnB e de outras instituições interessadas.
Vídeo Informativo sobre o LABSUI: LINK
Contato: Profa. Luci Sayori Murata (mluci@unb.br)
Mais informações: https://www.facebook.com/Labsui/


O laboratório de Química do Solo possui área de 80 m2 e faz análises de macronutrientes em solos e plantas e atende aos alunos de graduação e pós-graduação. As linhas de pesquisa desenvolvidas atualmente no laboratório são: balanço nutricional no sistema solo-planta, desenvolvimento de métodos para a quantificação de nitrogênio no solo. A área do laboratório é de aproximadamente 80 m2 e possui 1 balança semi-analítica, 1 balança analítica, vidrarias e reagentes em geral, 1 espectrofotômetro, 1 capela de exaustão, 1 espectrofotômetro, 1 agitador horizontal, 1 estufa para secagem de solo e planta (temperatura entre 60 e 1050C), 1 destilador de água, 2 destiladores de nitrogênio. O laboratório possui uma funcionária com nível superior.
Telefone: 3107-7182
Em construção.
No Laboratório de Sementes da FAV/UnB são desenvolvidas atividades de ensino e pesquisa, atendendo alunos de graduação do curso de Agronomia, como estudantes do curso de Pós-Graduação em Agronomia (Mestrado e Doutorado). Eventualmente, alunos de outras faculdades desenvolvem parte de seu trabalho de pesquisa nesse laboratório. Atualmente, são desenvolvidos trabalhos de pesquisa de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso e dissertações e teses sob orientação de vários professores do curso de Agronomia. Aulas práticas de diversas disciplinas tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação são ministradas semestralmente nesse laboratório. Os projetos de pesquisa em desenvolvimento estão relacionados ao tema Fitotecnia geral e aplicada em Tecnologia, Produção e Análise de Sementes. A infraestrutura do laboratório inclui 8 germinadores de câmara, câmara de envelhecimento, estufa para secagem de material, geladeira, microcomputador, contadores de sementes, divisores e homogenizadores de amostras, coleções de sementes de diversas espécies, bancadas para análise de pureza. No laboratório são realizados trabalhos de pesquisa. O laboratório conta com o apoio técnico de um funcionário.
Telefone: 3107-7187
Em construção.

Laboratório de Informática
Espaço Físico
Está localizado no corredor de laboratórios da Faculdade de Agronomia e veterinária, na segunda entrada de serviço do ICC Sul, próximo ao UnB Idiomas.
Os Cursos de graduação e pós-graduação utilizam os laboratórios para atividades que envolvem o uso de algum software. Está disponível, ainda, para os alunos efetuarem suas atividades e pesquisas.
Uso Docente:
Para o uso de um docente, deverá este reservar o uso do laboratório com até 1 dia de antecedência da atividade a ser realizada. Essa reserva estará sujeita a outras reservas feitas anteriormente.
Uso Discente:
– O aluno que tiver trabalho para elaborar, poderá utilizar desde que haja equipamento disponível e não haja uma atividade sendo realizada por um docente no laboratório no momento;
–Configuração dos equipamentos:
Laboratório de Informática: 11 computadores com processador Intel Core i5 64 bits, memória de 4 Gb, HD de 500 Gb, ligados em rede, com acesso à Internet.
Disponibilidade de Softwares
– Microsoft Word Starter 2010
– Microsoft Excel Starter 2010
– Navegador de Internet
– Leitor de Pdf
Observação: Para instalar outros softwares, é preciso verificar com o responsável previamente para análise.
Telefone: 3107-7124
Em construção.

O Laboratório de Diagnóstico Patológico Veterinário (LDPV), situado no Hospital Veterinário de Grandes Animais da UnB, na Granja do Torto, realiza atividades de ensino, diagnóstico e pesquisa anatomopatológicas em animais domésticos e silvestres do Distrito Federal e entorno. O LDPV realiza exames de necropsia, citopatologia e histopatologia. Também são realizadas visitas técnicas a propriedades rurais e necropsias a campo. Todas essas atividades contam com a participação efetiva e essencial de alunos de Graduação em Medicina Veterinária e Pós-Graduação em Saúde Animal da UnB (Mestrado e Doutorado). Vários projetos de pesquisa e de extensão, atualmente, são desenvolvidos no LDPV. O laboratório é coordenado pelo Prof. Fabiano J. F. de Sant’Ana.
Telefone: 3107-2808

O Laboratório de Oftalmologia Comparada é a base para as atividades acadêmicas de ensino (aulas de pós-graduação de Mestrado e Doutorado), pesquisa e projetos da Pós-graduação do programa de Ciências Animais, nível Mestrado e Doutorado, e de alunos de Medicina Veterinária (Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso, Projeto de Extensão). As atividades estão vinculadas ao Grupo de Estudos em Oftalmologia Veterinária (GEOV), cadastrado no Diretório de Pesquisa do CNPq. Este grupo também possui colaborações nacionais e internacionais nas pesquisas, fomenta a Educação Continuada em Oftalmologia Veterinária, e tem participado, com trabalhos científicos, de eventos nacionais e internacionais.
Os pós-graduandos prestam suporte técnico-científico participando do atendimento médico-veterinário de Oftalmologia no Hospital Veterinário de Pequenos Animais da Universidade de Brasília (UnB), e este é um projeto credenciado no Decanato de Extensão (DEX) da UnB.
O laboratório é coordenado pela Prof. Paula Diniz Galera, Professora Associada IV da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) da UnB. Realizou estágio pós-doutoral na University of Florida (Gainesville), University of Illinois (Urbana-Champaign) e University of Califórnia (Davis), nos EUA. Concluiu doutorado e mestrado com ênfase em Oftalmologia Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Jaboticabal), especialização em Clínica e Cirurgia Veterinária de Pequenos Animais na Freie Universität em Berlim (Alemanha). É diplomada pelo Colégio Latino-americano de Oftalmologia Veterinária (CLOVE) e pelo Colégio Brasileirod e Oftalmologistas Veterinários (CBOV).
e-mail: dra.paulagalera@gmail.com; paulaeye@unb.br

Eventos
XVI Congresso Brasileiro de Oftalmologia Veterinária
XVI Congresso Brasileiro de Oftalmologia Veterinária – o evento foi organizado pelo Colégio Brasileiro de Oftalmologistas Veterinários (CBOV), com apoio do Grupo de Estudos em Oftalmologia Veterinária da UnB (GEOV-UnB), e ocorreu entre os dias 26 e 30/03/19, no Brasília Palace Hotel, recebendo cerca de 200 congressitas, que prestigiaram palestrantes nacionais e internacionais. O evento contou, ainda, com apresentação de trabalhos científicos e uma palestra sobre o histórico do Colégio. Durante Assembléia Geral do CBOV, coordenada pela Profa. Paula Diniz Galera, atual Presidente, houve a entrega dos diplomas do CBOV aos membros presentes. 
IX Congresso Latino-Americano de Oftalmologia Veterinária

O Laboratório de máquinas e mecanização agrícola (LAMAGRI) situa-se na Fazenda Água Limpa (FAL) pertencente a Universidade de Brasília. O LAMAGRI tem como objetivo concentrar e disponibilizar tratores agrícolas, implementos e equipamentos para realização de aulas práticas e pesquisas na área de mecanização agrícola. O laboratório, destinado ao uso por alunos de graduação, pós-graduação, servidores técnicos e professores do quadro da UnB, proporciona a aproximação entre o conhecimento teórico e prático sobre o uso de máquinas agrícolas, aspecto importante para o desenvolvimento didático das disciplinas “Máquinas agrícolas” ofertada para o curso de agronomia e “Mecânica dos motores e máquinas agrícolas” ofertada ao curso de Engenharia Florestal. Além da função didática, o LAMAGRI proporcionará suporte ao desenvolvimento de pesquisas no âmbito de iniciação cientifica, mestrado e doutorado. O LAMAGRI é coordenado pelo Prof. Dr. Tiago Correia e Prof. Dr. Francisco Faggion.

Instagram: lamagri.unb
O Laboratório de Anatomia dos Animais Silvestres/NUPAAS foi criado em 2016, e tem como objetivos desenvolver pesquisas com morfologia de animais silvestres da fauna brasileira e exótica, enfocando a descrição anatômica, topográfica e histológica de diferentes órgãos, aparelhos e sistemas, bem como auxiliar a qualificação acadêmica de graduandos e pós-graduandos.
Cursos atendidos pelo Laboratório/Núcleo:
Curso de Graduação:
-Medicina Veterinária
Cursos de Pós-Graduação:
-Saúde Animal
-Ciência Animal
Coordenador:
Prof. Dr. Marcelo Ismar Silva Santana
Telefone:
3107-2835

Laboratório da Faculdade de Agronomia e Veterinária da UnB para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e apoio às atividades das disciplinas e projetos de extensão correlatos. Principais linhas de interesse:
– Projeto paisagístico;
– Manejo da flora do Cerrado para uso paisagístico;
– Potencial paisagístico de espécies espontâneas em gramados e ruderais;
– Manejo de árvores do Cerrado para Arborização Urbana;
– Metodologias de diagnóstico, planejamento e intervenção para Arborização Urbana;
Contato:
Professor Dr. Júlio Barêa Pastore
E-mail: jbpastore@gmail.com
Telefone: 061 998821080

- Produção em viveiro de espécies herbáceas de Cerrado com interesse paisagístico

- Experimento “Manejo da flora herbácea e subarbustiva do Cerrado para uso paisagístico”, plantado no Instituto de Biologia da UnB, em 20 de março de 2018

- Cartaz do experimento “Manejo da flora herbácea e subarbustiva do Cerrado para uso paisagístico”, frente.

- Cartaz do experimento “Manejo da flora herbácea e subarbustiva do Cerrado para uso paisagístico”, verso.

- Análise de parâmetros biológicos do solo de área plantada com flora do Cerrado.

- Cartaz da exposição “Olhar dos Moradores”, parte do Projeto de extensão “Arborização Comunitária do Paranoá Parque

- Fotografia da exposição “Olhar dos Moradores”, parte do Projeto de extensão “Arborização Comunitária do Paranoá Parque

- Exemplar de Mandevilla longiflora (Desf.) Picho registrado em expedição de observação da flora e coleta de sementes de espécies com potencial paisagístico. Pirenópolis/GO, fevereiro de 2018.

- Beneficiamento de sementes coletadas na região de Alto Paraíso/GO.

- Espécies de interesse em “jardim espontâneo” registrado em gramado da UnB, março de 2018.
Em construção.
Em construção.


