A Faculdade de Agronomiaa e Medicina Veterinária (FAV) foi criada através da Resolução do Conselho Universitário da Universidade de Brasília No. 012/97, de 14 de outubro de 1997, em substituição ao Departamento de Engenharia Agronômica criado em 1966 e pertencente à Faculdade de Tecnologia (FT). Sua historia inicia-se, com o anseio do antigo Departamento de Engenharia Agronômica, o EAG, da criação da Faculdade de Agronomia ou da Faculdade de Ciências Agrárias. Com a criação do curso de Medicina Veterinária em 1996, a permanência do EAG na FT tornou-se insustentável devido à natureza do novo curso e o próprio conselho departamental da FT sugeriu ao EAG a confecção de um novo projeto de faculdade nos moldes supracitados e ocorrendo finalmente a aprovação no COSUNI/UnB da nova faculdade com o nome de FAV.

A Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, diferentemente de outras unidades da UnB, está estruturada em oito Áreas Acadêmicas, que concentram os docentes por linha de atuação nas disciplinas e em suas linhas de pesquisa, e estas áreas se apresentam assim discriminadas: Agricultura, Anatomofisiopatologia e Reprodução, Ciências Sociais Aplicadas e Agronegócio, Clínica e Cirurgia Veterinária, Engenharia Agrícola, Medicina Veterinária Preventiva, Solos e Zootecnia. A FAV oferece regularmente três cursos de graduação (Agronomia, Medicina Veterinária e Gestão em Agronegócio) e cinco de pós-graduação (Agronomia, Agronegócio, Ciências Animais, Saúde Animal e Residência Médica Veterinária). Possui atualmente 91 professores e 52 técnico-administrativos do quadro permanente.

Atuação dos cursos de graduação da FAV na UnB e no Distrito Federal:

O curso de Agronomia contribuiu em demasia com o desenvolvimento agronômico, econômico e social do DF e Entorno, haja vista que muitos agrônomos da EMATER e EMBRAPA se graduaram pela UnB. Também contribuiu com o meio político de Brasília com a resistência de seus estudantes à ditadura militar (final da década de 70 e inicio de 80 quando o cerne do movimento estudantil da UNB era centrado no EAG). Tanto na Câmara Distrital como na Câmara Federal já passaram muitos ex-alunos do curso de Agronomia.

O curso de Medicina Veterinária, desde sua criação em 1996, vem incrementando a produção pecuária e a saúde de animais de companhia e animais silvestres no DF e Entorno, com a atuação de seus docentes junto ao Hospital Veterinário da UnB, com os laboratórios de diagnóstico da FAV e pela atuação de muitos dos nossos ex-alunos pertencentes ao quadro efetivo da EMATER, SEAGRI e MAPA. Aliado ao desenvolvimento econômico proporcionado pela atuação de seus docentes e ex-alunos, estudos em sanidade animal e em zoonoses vem sendo realizados na FAV pelos docentes e estudantes do curso de medicina veterinária com o intuito de conhecer patógenos e doenças comuns no Cerrado.

O curso de Gestão do Agronegócio Noturno recém-inaugurado em 2010 tem como proposta de atuação para seus discentes, o entendimento da gestão de cadeias produtivas, a elaboração de projetos agrícolas, a implantação, operação e melhoria de sistemas das cadeias produtivas agrícolas e agroindustriais, os sistemas integrados de bens e serviços agrícolas, envolvendo recursos humanos, recursos financeiros e materiais, tecnologia, informação e insumos agrícolas. Aliado a isso, compõe a proposta do curso a ênfase na gestão pública de interesse nos negócios e sistemas agroindustriais, considerando a sua importância no âmbito global e em destaque o Distrito Federal. Tais elementos abrem uma excelente perspectiva para a atuação de profissionais na área de Gestão de Agronegócios, lhes permitindo atuar crítica e criativamente na identificação e resolução de problemas do setor. Ressalta-se a interdisciplinaridade da temática em formação, quando voltada para o conhecimento de aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e humanistas, relacionados às atividades do agronegócio local, nacional e global, em atendimento às demandas da sociedade.