O curso de Agronomia na UnB foi criado em 1966 com a finalidade de trazer desenvolvimento agrícola ao Distrito Federal e Entorno, sem deixar de atender as demandas nacionais e globais para a produção de alimentos. Com dimensões continentais, o país tem potencial para a agricultura e a pecuária e precisa saber onde e como direcionar os recursos.

     O estudante de Agronomia cursa disciplinas que abrangem vários temas: produção vegetal, produção animal, mecanização agrícola, irrigação, solos, administração e agronegócio. Os alunos também realizam estudos e pesquisas em diversas áreas: cultivos agrícolas, produção de rebanhos, manejo do solo e da água, manejo de pragas, melhoramento vegetal e animal, aptidão agrícola de solos, agroclimatologia, paisagismo, plantas ornamentais, pós-colheita e estudos de mercado. São oferecidas oportunidades para que o aluno estude e trabalhe com temas que permitam formação abrangente e contribuam para o desenvolvimento de práticas agropecuárias sustentáveis. No último semestre, o estudante realiza estágio obrigatório em um tema de sua preferência.

     Com relação à infraestrutura oferecida pelo curso, os alunos têm acesso a diversos laboratórios: sementes, química e física do solo, adubos e adubação, higiene e qualidade dos alimentos, microbiologia do solo, proteção de plantas, nutrição animal, georeferenciamento dentre outros. A UnB possui uma Fazenda, cerca de 40 km do Campus Darcy Ribeiro, chamada Fazenda Água Limpa, onde os alunos além de terem aula, realizam estudos e pesquisas diversas.

     O Curso de Agronomia também participa de um programa de intercâmbio com países do MERCOSUL, onde, a cada semestre, cinco estudantes de Agronomia são selecionados e encaminhados para países vizinhos, enquanto a Agronomia da UnB recebe 5 estudantes vindos desses mesmos países, por um período de seis meses. Oportunidades de intercâmbio com EU e EUA também são oferecidas pela UnB. As disciplinas realizadas fora são aproveitadas no Histórico Escolar dos alunos.

CONTATOS

Contatos com a coordenação e com a secretaria do curso pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo Microsoft Teams teams
Coordenador: Prof. Marcelo Fagioli (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.); 

Secretaria do Curso: Lilian de Paula Macedo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.);
Secretaria de Estágios: Marília Parreira (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).


 

INFORMAÇÕES E AVISOS A ESTUDANTES 

 

CALENDÁRIO ACADÊMICO

 

calendario2

Calendário disponibilizado pelo DEG (http://www.deg.unb.br/destaques/458-calendario)

 

 

 

 ORIENTAÇÕES GERAIS PARA MATRÍCULA 2.2022

 

  • Guias e tutoriais de orientação

*Se, depois de dar uma olhada em todas as orientações ainda houver dúvidas, você pode enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

  • Aos estudantes com ingresso no curso anterior a 2018 (currículo antigo), informamos: 
    • A disciplina "FAV0310-Grandes Culturas 1" terá equivalência com a disciplina "FAV0034-Sistemas de Produção de Culturas Energéticas e Fibrosas". Informamos ainda que a equivalência que constava no SIGAA entre as disciplinas "FAV0310-Grandes Culturas 1" e "FAV0037-Sistemas de Produção de Culturas Graníferas" decorreu de um erro e foi corrigida. Portanto, as disciplinas FAV0310 e FAV0037 não devem ser consideradas equivalentes.

  • Em relação às disciplinas "ENC0053-Desenho Técnico" e "SOL0042-Introdução à Sociologia", informamos que são disciplinas consideradas OPTATIVAS no currículo do curso de Agronomia, portanto, não possuem equivalência com as disciplinas "FAV0041-Desenho Técnico" e "SOL0087-Sociologia do Desenvolvimento Rural", respectivamente, consideradas OBRIGATÓRIAS para o curso de Agronomia. Desse modo, informamos aos(às) estudantes que cursarem as referidas disciplina optativas a partir do 1º/2021, que não obterão a equivalência com as disciplinas disciplinas obrigatórias correspondentes. 

  • As matrículas em "FAV0294-Estágio Supervisionado 1" e "FAV0039-Trabalho de Conclusão de Curso" são realizadas pela coordenação/secretaria do curso e ocorrerão conforme os prazos definidos em calendário acadêmico. As solicitações de matrículas ocorrem via formulário específico ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..



  

ATIVIDADES COMPLEMENTARES 


     Atividades que complementam a formação acadêmica realizadas durante todo o curso de graduação poderão ser aproveitadas pelos(as) estudantes em seu currículo de graduação. Para pleitear o aproveitamento dessas atividades, o(a) estudante deverá ter completado 80% do total do curso de graduação (o que equivale a 3.144 horas ou ainda a 210 créditos) e apresentar os comprovantes das atividades conforme as regras divulgadas em editais a cada semestre.

     Confira o andamento dos editais no link "EditaisAgro"

     Consulte também as normas gerais do processo abaixo:


MONITORIA

 

     A oferta de monitoria ocorre semestralmente conforme regras divulgadas em editais. 

     Mais informações sobre o andamento dos editais da monitoria no link: "EditaisAgro"

 

Requisitos para Participação:

1) Ser aluno(a) regularmente matriculado(a) em curso de graduação da Universidade de Brasília (UnB);

2) Ter obtido aprovação na disciplina para qual pleiteia a atividade de monitoria e atender aos critérios definidos pelos(as) docentes responsáveis pela disciplina alvo;

3) Não estar matriculado(a) em componentes curriculares com choque de horário com as atividades de monitoria;

4) Ter disponibilidade de tempo para atender às atividades programadas;

 


APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

 

     Estudantes que tenham feito disciplinas em outro curso de graduação antes do ingresso no curso de Agronomia ou que tenham participado do programa de mobilidade acadêmica e que queiram o aproveitamento dessas disciplinas pela UnB, devem fazer o requerimento de Aproveitamento de Estudos.

     O requerimento é feito por meio do peticionamento eletrônico. O prazo máximo para pleitear o aproveitamento de estudos é de 2 períodos letivos a partir do ingresso na UnB (no caso de disciplinas cursadas anteriormente), ou de acordo com as regras dos editais de mobilidade acadêmica.

     O prazo para a emissão de parecer por parte da unidade acadêmica responsável pela disciplina é de 30 dias.     

     Saiba mais sobre o processo de aproveitamento de estudos consultando as normas disponíveis sobre o tema:

     Saiba como fazer o seu requerimento por meio do peticionamento eletrônico, consultando o manual abaixo.

     Caso já saiba como solicitar clique no link abaixo para ter acesso ao SEI (Sistema Eletrônico de Informações) da UnB e fazer seu pedido.

 ACESSO AO SEI


 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

 

     O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é regido pelo regulamento abaixo.

 

     Ao estudante, após apresentação e aprovação do seu TCC, caberá realizar a entrega da versão final do trabalho (em formato PDF) juntamente com o Termo de autorização para que o trabalho seja publicado na Biblioteca Digital da Produção Discente da UnB. 

     Para fazer a entrega do trabalho, utilize o formulário abaixo (utilize seu e-mail institucional no preenchimento do formulário). 

 FORMULÁRIO PARA ENVIO DO TCC

 


COLAÇÃO DE GRAU

 

Colação de Grau 1.2022 31/10/2022

 


OUTORGA ANTECIPADA DE GRAU

 

     Caso o estudante se encontre em fase de conclusão do curso (último ou penúltimo semestre) e ocorra algum evento excepcional que justifique a abreviação de seu curso (conforme critérios estabelecidos pela Resolução do Colegiado de Agronomia nº 1/2019 abaixo) é possível solicitá-la ao Colegiado do Curso de Agronomia.

     Admitido o pedido, será formada uma banca examinadora especial que fará a avaliação do estudante quanto às pendências para sua formatura. 

     Confira abaixo as regras que orientam o processo de outorga antecipada: 

 

      O estudante pode fazer seu pedido preenchendo o formulário geral disponibilizado pela SAA (LINK AQUI) que, após assinado e digitalizado em formato PDF, deve ser enviado com os documentos comprobatórios do seu pedido para o e-mail do curso Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O estudante será informado por e-mail quanto à abertura do processo e passará a acompanhar sua tramitação pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI).