1. Nome correto do laboratório

Laboratório de Estudos da Matéria Orgânica do Solo (LabMOS)

2. Informações gerais sobre o laboratório

No LabMOS ocorrem atividades de pesquisa e de ensino relacionadas à compreensão da matéria orgânica do solo, especialmente em agroecossistemas. O laboratório realiza diversas análises da fração orgânica do solo, de resíduos orgânicos e adubos orgânicos e organominerais para estudos sobre a dinâmica do carbono orgânico do solo, ciclagem de nutrientes e manejo e conservação do solo. O laboratório também realizadas análises de materiais orgânicos pirolisados, especialmente biocarvões (biochar).

3. Finalidade do laboratório

Realizar análises relacionadas à matéria orgânica de solos agrícolas e naturais, de resíduos orgânicos diversos e de fertilizantes a base de biocarvões. Além disso, o LabMOS serve de ambiente didático para aulas práticas das disciplinas de Práticas Laboratoriais em Fertilidade do Solo (graduação) e Matéria Orgânica do Solo (Pós-graduação). No LabMOS atuam estudantes de graduação e pós-graduação que realizam atividades de pesquisa vinculadas ao Programa de Iniciação Científica (PIBIC – CNPq), ao Programa de Pós-Graduação em Agronomia (FAV-UnB) e a projetos aprovados pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

4. Nome do coordenador do laboratório

Cícero Célio de Figueiredo

5. Equipe técnica

Priscila Ferreira Reis

6. Disciplinas da graduação e da pós graduação atendidas pelo laboratório

Graduação: Fertilidade do Solo e Adubação (FAV0069); Práticas Laboratoriais em Fertilidade do Solo (FAV0054).

Pós-Graduação: Matéria Orgânica do Solo; Tópicos Especiais em Agronomia – Fertilidade do Solo e Adubação no Cerrado.

7. Tipos de serviços prestados e análises laboratoriais

Análise laboratoriais de matéria orgânica do solo; carbono e nitrogênio total do solo e de resíduos; frações da matéria orgânica do solo. Além disso, alunos orientados de pesquisadores/professores colaboradores de outras instituições de pesquisa e ensino também realizam análises e treinamentos no LabMOS.

8. Grupos de pesquisa que utilizam o laboratório,

“Manejo do solo e de resíduos orgânicos para uma agricultura de baixa emissão de carbono”

9. Linhas de pesquisa de destaque e projetos em realização no laboratório

Linhas de pesquisa: Dinâmica do carbono no solo; Uso de resíduos pirolisados; Desenvolvimento e avaliação de novos fertilizantes sustentáveis

Projetos em andamento:

Edital CNPq 32/2022 - Biochar-K: novo fertilizante à base de biochar enriquecido em potássio e ácidos orgânicos

Edital 02/2022 - Agro Learning - FAPDF - Novos fertilizantes à base de biochar de lodo de esgoto, agromineral e ácidos orgânicos microbianos: desenvolvimento, caracterização e avaliação agronômica

Edital Catalisa/ICT/SEBRAE/CNPq - Plano de Inovação – “Conversão de resíduos em bioprodutos por pirólise”.

CNPq – projeto da bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ2): “Natureza química do fósforo do biochar de lodo de esgoto e sua dinâmica no solo por cinco anos”.

10. Endereço e localização do laboratório, bem como contato de email e telefone

ASS 83/9, ICC Sul, Campus Darcy Ribeiro

Contatos: 31076816

11. Fotografias que apresentem atividades sendo executadas no laboratório e ou ilustrativas do espaço

12. Listagem de equipamentos que constituem o laboratório

Analisador Elementar, Espectrofotômetro, Fotômetro de chama, Capela de exaustão, Estufa de circulação, Estufa, Incubadora, Bloco digestor, Destilador de água, Destilador de nitrogênio, Mesa agitadora, Forno de microondas, Mufla, pHmetro, Balança, Centrífuga, Placa de aquecimento, Placa de agitação magnética

13. Nome do laboratório como foi inserido na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa MCTI (PNIPE)

Laboratório de Estudos da Matéria Orgânica do Solo

14. Outros assuntos que acharem como pertinentes: inclusão de procedimentos operacionais padrão, teses de destaques, patentes, documentos de comprovação de acreditação em órgãos governamentais, projetos financiados, links próprios do laboratório e links de interesse do mesmo, entre outros documentos.

Patente já concedida (INPI): BR1020200170325, título: "Composição granulada organomineral de biochar de lodo de esgoto enriquecido com potássio e seu uso como fertilizante". Depósito: 20/08/2020; Concessão: 03/03/2022.

Projetos Financiados:

FAPDF - Edital 04/2021 - Demanda Espontânea - Novo fertilizante à base de biocarvão de lodo de esgoto enriquecido com potássio: desenvolvimento, caracterização e avaliação agronômica

Edital Catalisa/ICT/SEBRAE/CNPq - Plano de Inovação - Conversão de resíduos em bioprodutos por pirólise

Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ2) - Natureza química do fósforo do biochar de lodo de esgoto e sua dinâmica no solo por cinco anos

FAPDF - Edital 06/2017 Meio Ambiente - Biomassa pirolisada como alternativa para viabilizar o uso do lodo de esgoto na agricultura: efeitos agronômicos e riscos ambientais associados

FAPDF - Edital 04/2017 Demanda Espontânea: Biocarvão de lodo de esgoto como alternativa para o controle fitopatógenos por alterações químicas e da microbiota do solo

FAPDF - Edital 04/2017 Demanda Espontânea: Biochar de lodo de esgoto: efeitos residuais na qualidade do solo, na ciclagem de nutrientes, no desempenho agronômico do milho e riscos de contaminação associados

Edital 03/2015 FAPDF - Biochar de lodo de esgoto: produção, caracterização e efeitos agronômicos e ambientais

Edital CNPq/VALE nº 05/2012 - Forma Engenharia: Cinética de Mineralização do Carbono de Resíduos Orgânicos: Efeito da Acidez de Latossolo do Cerrado

Atualizado em 2023