O Laboratório de Estudos da Matéria Orgânica do Solo (LabMOS) da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília (FAV-UnB) realiza atividades de pesquisa e de ensino relacionados à compreensão da matéria orgânica do solo, especialmente em agroecossistemas. O laboratório realiza diversas análises de solo, de resíduos orgânicos e adubos organo-minerais para estudos sobre a dinâmica do carbono orgânico do solo, ciclagem de nutrientes e manejo e conservação do solo.
No LabMOS atuam estudantes de graduação e pós-graduação que realizam atividades de pesquisa vinculadas ao Programa de Iniciação Científica (PIBIC – CNPq), ao Programa de Pós-Graduação em Agronomia (FAV-UnB) e a projetos aprovados pela Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O laboratório também realiza atividades de ensino e de pesquisa para a disciplina de Matéria Orgânica do Solo para alunos do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (FAV-UnB). Alunos orientados de pesquisadores/professores colaboradores de outras instituições de pesquisa e ensino também realizam análises e treinamentos no LabMOS.
As linhas de pesquisa desenvolvidas atualmente no LabMOS incluem o estudo da produção, caracterização e efeitos agronômicos de biochar de lodo de esgoto aplicado em solo de sistemas agrícolas no Cerrado; a avaliação da dinâmica do carbono e nitrogênio orgânico do solo em sistemas de integração-lavoura-pecuária-floresta no Cerrado com uso de espécies arbóreas alternativas; e manejo do solo e de resíduos orgânicos para uma agricultura de baixa emissão de carbono. Algumas análises de rotina no laboratório incluem o fracionamento químico e físico da matéria orgânica do solo, carbono lábil, biomassa microbiana do solo, além de ensaios de incubação para a compreensão da mineralização de nutrientes de resíduos orgânicos.
O laboratório apresenta uma área de aproximadamente 80 m2 e possui equipamentos como: balança semi-analítica, balança analítica, espectrofotômetro, capela de exaustão, agitador horizontal, centrífugas, estufas para secagem de solo e de planta com circulação forçada, destilador de água, destilador de nitrogênio, analisador elementar, mufla e bloco digestor.
Técnica responsável pelo laboratório
Laboratório de Estudos da Matéria Orgânica do Solo Incubação de solos com adição de biochar de lodo de esgoto
Fracionamento químico da matéria orgânica do solo