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      Observando Resolução DEX 02/2018, acerca dos critérios públicos de escolha de bolsistas e a Resolução CAD 003/2018 e de acordo com a Política Nacional de Extensão Universitária. Selecionamos: Bolsistas para atuar no projeto “PJ487-2024 -AGRICULTURA URBANA E PERIURBANA APOIADA NA AGROECOLOGIA E NA ECONOMIA SOLIDÁRIA NO DF” vigência a partir de abril de 2024 e término em dezembro de 2024. COORDENAÇÃO: Flaviane de Carvalho Canavesi <flavianecanavesi@unb.br   Poderá concorrer a uma bolsa de extensão o(a) estudante de graduação que cumpra as seguintes condições: Disponibilidade de 15 (quinze) horas semanais presenciais, conforme a necessidade e o plano de trabalho do projeto, para as atividades de extensão incluídos o planejamento, o estudo, a avaliação e as atividades junto à comunidade; Não receber remuneração em quaisquer outros programas institucionais (PIBIC, PIBID, monitoria, estágio na UnB etc.), de acordo com o Decreto Nº 7.416, de 30 de Dezembro de 2010, com exceção da bolsa de assistência estudantil concedida pelo DAC/DDS; Não possuir pendências (acadêmicas ou administrativas) relacionadas aos compromissos assumidos anteriormente em Projetos ou Programas vinculados ao DEX. Não possuir vínculo familiar com a coordenadora do Projeto; Ter participado anteriormente de, pelo menos, uma atividade de extensão (evento, projeto, programa ou semana universitária) ou ter realizado estágio na Universidade de Brasília nas áreas de agroecologia, agricultura orgânica, hortas e agricultura urbana. Ser preferencialmente estudante dos cursos de Agronomia ou Ciências Ambientais, que tenham cursado pelo menos 50% dos créditos. Deverão ter disponibilidade para atuar em atividades de campo presenciais no Paranoá e Ceilândia. As horas de trabalho deverão ser concentradas preferencialmente em dois dias da semana para possibilitar deslocamento às áreas. Atividades previstas Participação da programação integral do Encontro de Estudantes Extensionistas, no âmbito da Semana Universitária. Publicização de suas atividades, por meio de sites, blogs ou mídias sociais. Apoiar a coordenação de atividade na semana universitária 23 a 27/09/2024 Participar das atividades acadêmicas relativas ao projeto e às atividades de extensão propostas pelo DEX, como forma de construção e difusão do conhecimento e prática extensionista; Participar do Programa de Formação em Extensão inscrevendo-se nas disciplinas e cursos de formação ofertados pelo Decanato de Extensão Participar das ações de formação ofertadas pelo Programa Especial “Extensão e Comunicação em Rede: informação, formação e organização social integrando a universidade à sociedade”, quando convocados(as) Participar do Encontro de Estudantes Extensionistas da UnB 2024, a se realizar durante a Semana Universitária entre os dias 23/09/2024 a 27/09/2024 e dos Seminários e Eventos de Extensão, quando houver. Participar do evento "Sábados Integradores no Campus Darcy Ribeiro" que será promovido pelo Decanato de Extensão uma vez a cada semestre letivo em 2024. Alunos classificados na seleção para além das bolsas disponíveis, poderão optar para trabalhar como estudantes voluntários, neste caso, para o cômputo de créditos de extensão, Os(as) estudantes não bolsistas deverão atuar por um período ininterrupto de, no mínimo, 15 semanas de acordo com RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO N. 0060/2015 para que os créditos em extensão sejam integralizados ao final do período letivo, observando a proporção de um crédito a cada quinze horas de participação. Serão integralizados, no máximo, 60 horas de extensão por semestre, no histórico escolar discente, obedecendo às orientações da Unidade Acadêmica do(a) estudante. Os créditos/horas de extensão serão integralizados anualmente, com lançamento em histórico previsto para fevereiro de 2025. Interessadas(os) deverão se inscrever no SIGAA no código e nome do projeto até 4/4/2024

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    PROCESSO Nº 23106.131645/2023-13     A Diretoria da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) da Universidade de Brasília, no uso de suas atribuições legais, e tendo em vista o disposto na Resolução nº 54 CAD/UnB, de 13 de setembro de 2023, torna público o processo de seleção de servidores técnicos administrativos da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária para participarem do Programa de Gestão e Desempenho - PGD, em observância ao estabelecido no Decreto nº 11.072, de 17 de maio de 2022, na Instrução Normativa nº 24, SEGES-SGPRT /MGI, de 31 de julho de 2023, na Portaria nº 267, MEC, de 30 de abril de 2021, e nas disposições deste Edital, resolve tornar público o processo seletivo para adesão ao Programa de Gestão e Desempenho. 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1. O presente Edital tem por objetivo tornar público o processo seletivo para o desenvolvimento de atividades nas modalidades presencial, teletrabalho integral e teletrabalho parcial, considerando teletrabalho o trabalho realizado de forma remota, fora das dependências do órgão, mediante a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituam como trabalho externo. 2. DAS MODALIDADES E DOS REGIMES DE EXECUÇÃO Para fins do objeto deste edital, nos termos do artigo 4º da Resolução nº 54 CAD/2023, considera-se: 2.1 Modalidade presencial: modalidade de trabalho em que a jornada regular do participante é desenvolvida integralmente nas dependências físicas da UnB, dispensado do controle de frequência. 2.2 Modalidade teletrabalho: a execução do trabalho é feita nas duas formas de regimes de execução: 2.2.1 Regime de execução parcial: quando a forma de teletrabalho a que está submetido o participante restringe-se a um cronograma específico, dispensado do controle de frequência, sendo parte da jornada executada de forma remota e parte nas dependências físicas da UnB; 2.2.2 Regime de execução integral: quando a forma de teletrabalho a que está submetido o participante compreende a totalidade da sua jornada de trabalho de forma remota, dispensado do controle de frequência. Para a autorização de teletrabalho integral com residência no exterior, será considerado o disposto no art. 12 do Decreto nº 11.072, de 2022. Parágrafo único. O quantitativo de agentes públicos autorizados a realizar teletrabalho com residência no exterior com fundamento no § 7º do art. 12 do Decreto nº 11.072, de 2022, não poderá ultrapassar dois por cento do total de participantes em PGD do órgão ou entidade na data do ato previsto no caput. 3. DOS REQUISITOS 3.1 Poderão participar do programa os servidores Técnico Administrativos em Educação em exercício na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV): 3.1.1. Servidores Técnico-administrativos em Educação em exercício na Unidade que não se enquadrem nas vedações do item 3.2; 3.1.2. Servidores Técnico-administrativos em Educação, ocupantes de Função Gratificada (FG). 3.2. São requisitos para a participação na modalidade teletrabalho: I. ser selecionado no Edital previsto no art. 9º da Resolução nº 54 CAD/2023; II. Formalizar Plano de Trabalho pactuado com a chefia imediata; III. Assinar Termo de Ciência e de Responsabilidade. 3.2 É vedada a participação neste Processo Seletivo do servidor: a) Que não tenha cumprido um ano de estágio probatório; b) Que esteja em jornada de trabalho flexibilizada; Servidores lotados em unidades flexibilizadas conforme orienta art. 12 da resolução do conselho de administração n. 0054/2023 e resolução do conselho de administração n. 0043/2018. c) Cuja presença física seja obrigatória em todas as atividades; d) Apresentem contraindicações por motivos de saúde, constatadas em perícia médica. 3.3 Servidores que recebam adicionais ocupacionais de insalubridade, periculosidade ou irradiação ionizante e gratificação por atividades com raios-X ou substâncias radioativas não poderão participar do PGD na modalidade teletrabalho em regime de execução integral ou deixarão de receber os valores. Aos participantes da modalidade teletrabalho parcial, que fação jus ao recebimento do adicional de insalubridade e periculosidade, será necessário que se cumpra às circunstâncias ou condições insalubres ou perigosas por tempo igual ou superior à metade da jornada de trabalho mensal, conforme ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 4, DE 14 DE FEVEREIRO DE 2017. 4. DA INFRAESTRUTURA MÍNIMA NECESSÁRIA E DAS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS 4.1. O participante no PGD deverá manter a infraestrutura necessária e suficiente para a execução do seu Plano de Trabalho na modalidade teletrabalho, providenciando as estruturas físicas e tecnológicas necessárias, mediante a utilização de equipamentos e mobiliários adequados e ergonômicos, assumindo, inclusive, os custos referentes à conexão à internet, à energia elétrica, telefonia e comunicação por aplicativos e redes sociais, dentre outras despesas decorrentes do exercício de suas atribuições. 4.2. Em nenhuma hipótese haverá ressarcimento por parte da UnB quanto aos gastos para montagem e manutenção da infraestrutura necessária ao desempenho das atividades inerentes ao Programa de Gestão e Desempenho. 4.3. O participante deverá permanecer disponível para contato por todos os meios de comunicação devidamente acordados entre a chefia imediata e o servidor participante, considerando o período definido pela chefia e observado o horário de funcionamento da unidade e a carga horária diária e semanal do servidor. 4.4. O participante deverá informar e manter atualizado número de telefone, fixo ou móvel, de livre divulgação tanto dentro da Instituição quanto para o público externo que necessitar contatá-lo, conforme art. 9º, §6° do Decreto nº 11.072/2022, atentando-se ao dever legal de atualização dos dados cadastrais previstos no art. 117 da Lei nº 8112/90 e no inciso IV. 4.5. Considerando o art. 12, §2º, da Resolução nº 54 CAD/2023, a Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) possui autonomia para avaliar a possibilidade de uso de equipamentos fora das dependências da Unidade, mediante a assinatura de formulário de empréstimo de material permanente. 4.6. Com base no art. 21, inciso V, da Resolução nº 54 CAD/2023, constituem, entre outros, deveres do participante do PGD: “consultar regularmente a sua caixa postal individual de correio eletrônico institucional e demais formas de comunicação institucional da UnB, nos termos definidos no Plano de Trabalho, observando a jornada de trabalho do participante”. 4.7. As formas de comunicação ocorrerão da seguinte forma: I. Para o público interno (entre gestores, chefia imediata e demais servidores docentes e técnicos-administrativos), serão estabelecidas pelas seguintes plataformas institucionais utilizadas na UnB: Microsoft Teams; e-mail institucional (@unb.br); e telefone institucional e pessoal; II. Para o público externo (alunos e demais pessoas físicas e jurídicas), serão estabelecidas pelas seguintes plataformas institucionais utilizadas na UnB: Microsoft Teams; e-mail institucional (@unb.br); e telefone institucional. 4.8. A comunicação assíncrona será utilizada de forma prioritária pelas plataformas institucionais citadas anteriormente, mantendo a comunicação síncrona para os casos urgentes e que não se possa aguardar pelo menos 24 horas para atendimento. 5. DAS VAGAS DISPONÍVEIS 5.1 O quantitativo de vagas, o percentual de participantes e o regime de execução das atividades foi planejado pelo dirigente da Unidade e pela chefia imediata com os servidores, de acordo com as necessidades do setor. Demanda solicitada em memorando circular n. 0001/2023/FAV publicado em 13 de novembro de 2023, processo SEI de n. 23106.131645/2023-13. 5.2. Quadro de vagas disponíveis: Unidade Modalidade Vagas LabSui/UDCAL e LABEM - FAV Presencial 1 Laboratório de Epidemiologia Veterinária - Epiplan Presencial 1 Laboratório de Química do Solo Presencial 1 Laboratório de Tecnologias para Terapia Gênica Teletrabalho parcial/ Teletrabalho no exterior 3 Laboratório de Paisagismo e Arborização urbana Teletrabalho parcial 1 Laboratório de Análise de Alimentos (LAAL) Presencial 2 Laboratório de Análises Físico-químico de Alimentos Teletrabalho parcial 2 Laboratório de Microbiologia do Solo Teletrabalho parcial 1 Laboratório de Reprodução Animal Teletrabalho parcial 1 Coordenadoria administrativa* Presencial 2 Laboratório de proteção de plantas Presencial 1 LABDINO - Laboratório de doenças infecciosas de notificação obrigatória Presencial 1 Laboratório de Estudos da Matéria Orgânica do Solo Presencial 1 Mineralogia e Petrologia Presencial 1 * Servidores ocupantes de Função Gratificada (FG). Item 3.1.2. 6. DA PORCENTAGEM DE PRESENCIALIDADE 6.1 A carga horária presencial mínima do setor na Unidade deverá ser de 60% (sessenta por cento); 6.2 Deverá ser observada a distribuição da jornada de trabalho semanal. 6.3 O prazo de antecedência mínima de convocação para comparecimento presencial à Unidade, quando houver interesse fundamentado da Administração ou pendência que não possa ser solucionada por meio telemático ou informatizado, deverá ser de, no mínimo, 48 horas. 7. DAS INSCRIÇÕES 7.1 O processo de inscrição ocorrerá no período de 13 novembro de 2023 a 22 de Janeiro de 2024, por demonstração de interesse via e-mail, conforme circular Nº 001/2023/FAV para os servidores que estão lotados na unidade. Acesso à circular em processo SEI de n. 23106.131645/2023-13. 7.2 Somente serão aceitas inscrições realizadas dentro dos prazos definidos no cronograma constante neste Edital. 7.3 A inscrição deverá ser realizada diretamente na Unidade, conforme procedimento orientado em circular Nº 001/2023/FAV. 7.4 Para adesão ao PGD- FAV após o período descrito no item 7.1, o interessado deve demostrar interesse junto à secretaria para próximo edital. 8. DA SELEÇÃO 8.1 Serão selecionados os servidores inscritos dentro do número de vagas previstas no item 5 deste Edital. 8.2 A seleção deve avaliar a natureza do trabalho, a modalidade a ser executada e as competências dos interessados. 8.3 Quando o quantitativo de interessados em aderir ao PGD superar o quantitativo de vagas disponibilizadas, terão prioridade: I - pessoas com: I. com horário especial, nos termos dos §§ 1º a 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; II. gestantes e lactantes, durante o período de gestação e amamentação; III. com mobilidade reduzida, nos termos da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000; IV. com dependentes econômicos com idade até seis anos ou acima de sessenta e cinco anos de idade constantes no assentamento funcional; V. com residência mais distante do campus em que estejam lotados; VI. com vínculo efetivo; VII. com melhor resultado no último processo de avaliação de desempenho individual; VIII. com maior tempo de exercício na unidade, ainda que descontínuo; IX. em exercício de cargo de chefia, direção e assessoramento; X. em exercício de coordenação de projetos de extensão. 9. DO TERMO DE CIÊNCIA E RESPONSABILIDADE 9.1. Nos termos da Resolução nº 54 CAD/2023, art. 11, Inciso III, e art. 21, inciso II, constitui dever do participante, e requisito para a participação do PGD na modalidade de teletrabalho, assinar o Termo de Ciência e Responsabilidade (TCR), no qual constará a adesão à modalidade de teletrabalho pactuada entre o participante e a chefia da unidade de execução. 9.2. O Termo de Ciência e Responsabilidade (TCR) será assinado por meio do sistema Polare, e a íntegra deste documento está disponibilizada no site https://www.pgd.unb.br/normativos e no Anexo I deste edital. 9.3. As informações sobre a assinatura do Termo de Ciência e Responsabilidade (TCR) serão disponibilizadas em momento oportuno pela chefia imediata. 10. DAS ETAPAS E CRONOGRAMA Etapas Atividade Datas Previstas 1º Período de solicitação de inscrições. 13 de novembro de 2023 à 22 de janeiro de 2024 2º Homologação das Inscrições. 23 de janeiro de 2024 3ª Prazo para interposição de recursos das inscrições homologadas. 24 de janeiro de 2024 4º Divulgação do resultado dos recursos das inscrições e do resultado preliminar da seleção de acordo com o quadro de vagas disponíveis. 25 de janeiro de 2024 5º Divulgação do resultado final da seleção e da homologação do resultado final. 26 de janeiro 2024 11. DO RESULTADO O resultado preliminar será divulgado a partir do dia 25 de janeiro via circular FAV 2024. 12. DISPOSIÇÕES FINAIS A participação na presente seleção implica na aceitação integral do disposto na Instrução Normativa nº 24, SEGES-SGPRT /MGI, de 31 de julho de 2023, expedida pelo Ministério da Gestão e da Inovação, no Decreto nº 11.072/2022, de 17 de maio de 2022, e na Resolução nº 54 CAD/UnB, de 13 de setembro de 2023.   Documento assinado eletronicamente por Pedro Augusto Calisto Benfica, Técnico(a) em Agropecuária da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, em 19/01/2024, às 12:47, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.   Documento assinado eletronicamente por Juliano Leles Villela, Técnico(a) em Agropecuária da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, em 19/01/2024, às 12:54, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.   Documento assinado eletronicamente por Cely Miranda, Administrador(a) da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, em 19/01/2024, às 13:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.   Documento assinado eletronicamente por Geisla Alves de Oliveira, Administrador(a) da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, em 19/01/2024, às 14:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.   Documento assinado eletronicamente por Renata Santos Reis, Secretário(a) Executivo(a) da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, em 19/01/2024, às 14:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.   Documento assinado eletronicamente por Hayanna Maria Boaventura da Costa, Técnico(a) de Laboratório da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, em 19/01/2024, às 14:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.   A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://sei.unb.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 10821396 e o código CRC 20663193. Referência: Processo nº 23106.131645/2023-13         RESULTADO PRELIMINAR     Atendendo aos prazos constantes no EDITAL Nº 01 DE 2024, constante em processo SEI de n. 23106.131645/2023-13, a Secretaria da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária divulga o resultado preliminar da seleção de servidores ao Programa de Gestão e Desempenho (PGD). Conforme instruído no item 5.1 do edital que trata das vagas disponíveis, as vagas e o regime de execução das atividades foi planejado pelo dirigente da Unidade e pela chefia imediata com os servidores, de acordo com as necessidades do setor. Esta demanda foi solicitada em memorando circular n. 0001/2023/FAV publicado em 13 de novembro de 2023, para abertura do edital em 19 de janeiro e homologação dos inscritos interessados até presente data 23 de janeiro de 2024. O resumo do resultado preliminar está disposto no quadro abaixo: Unidade Modalidade Vagas Disponíves Vagas solicitadas Prioridades LabSui/UDCAL e LABEM - FAV Presencial 1 1 - Laboratório de Epidemiologia Veterinária - Epiplan Presencial 1 1 - Laboratório de Química do Solo Presencial 1 1 - Laboratório de Tecnologias para Terapia Gênica Teletrabalho parcial/ Teletrabalho no exterior 3 3 1 Laboratório de Paisagismo e Arborização urbana Teletrabalho parcial 1 1 - Laboratório de Análise de Alimentos (LAAL) Presencial 2 2 - Laboratório de Análises Físico-químico de Alimentos Teletrabalho parcial 2 1 - Laboratório de Microbiologia do Solo Teletrabalho parcial 1 1 - Laboratório de Reprodução Animal Teletrabalho parcial 1 1 1 Coordenadoria administrativa* Presencial 2 0 - Laboratório de proteção de plantas Presencial 1 1 - LABDINO - Laboratório de doenças infecciosas de notificação obrigatória Presencial 1 1 - Laboratório de Estudos da Matéria Orgânica do Solo Presencial 1 1 - Mineralogia e Petrologia Presencial 1 1 - Centro Vocacional Tecnológico em Agricultura Orgânica e Agroecologia Teletrabalho parcial 1 1 - Total 20 17 2 No anexo A consta a listagem completa das inscrições realizadas e no Anexo B, o resultado preliminar na íntegra. Para fins de priorização, foram adotados os parâmetros estabelecidos na Resolução CAD nº 54/2023. Os recursos deverão ser enviados para o e-mail da secretaria da FAV (secfav@unb.br) e somente serão aceitos os que estiverem de acordo com o Cronograma do Edital.   ANEXO 01     ANEXO 02     RETIFICAÇÃO DO ITEM 10: DAS ETAPAS E CRONOGRAMA     PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE GESTÃO E DESEMPENHO NAS MODALIDADES PRESENCIAL E TELETRABALHO A Diretoria da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) da Universidade de Brasília, no uso de suas atribuições legais, e tendo em vista o disposto na Resolução nº 54 CAD/UnB, de 13 de setembro de 2023, torna público o processo de seleção de servidores técnicos administrativos da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária para participarem do Programa de Gestão e Desempenho - PGD, em observância ao estabelecido no Decreto nº 11.072, de 17 de maio de 2022, na Instrução Normativa nº 24, SEGES-SGPRT /MGI, de 31 de julho de 2023, na Portaria nº 267, MEC, de 30 de abril de 2021, e nas disposições deste Edital, resolve tornar público o processo seletivo para adesão ao Programa de Gestão e Desempenho. [...] 10. DAS ETAPAS E CRONOGRAMA Etapas Atividade Datas Previstas 1º Período de solicitação de inscrições. 13 de novembro de 2023 à 22 de janeiro de 2024 2º Homologação das Inscrições. 23 de janeiro de 2024 3ª Prazo para interposição de recursos das inscrições homologadas. 30 de janeiro de 2024 4º Divulgação do resultado dos recursos das inscrições e do resultado preliminar da seleção de acordo com o quadro de vagas disponíveis. 31 de janeiro de 2024 5º Divulgação do resultado final da seleção e da homologação do resultado final. 01 de fevereiro 2024             RESULTADO FINAL EDITAL Nº 001/24/2024 PROCESSO Nº 23106.131645/2023-13 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE GESTÃO E DESEMPENHO - PGD     Atendendo aos prazos constantes no EDITAL Nº 01 DE 2024, constante em processo SEI de n. 23106.131645/2023-13, a Secretaria da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária divulga o resultado final da seleção de servidores ao Programa de Gestão e Desempenho (PGD). Conforme instruído no item 5.1 do edital que trata das vagas disponíveis, as vagas e o regime de execução das atividades foi planejado pelo dirigente da Unidade e pela chefia imediata com os servidores, de acordo com as necessidades do setor. Esta demanda foi solicitada em memorando circular n. 0001/2023/FAV publicado em 13 de novembro de 2023, para abertura do edital em 19 de janeiro e homologação dos inscritos interessados até presente data 23 de janeiro de 2024. O resumo do resultado final está disposto no quadro abaixo: Nome Lotação Modalidade Regime de Execução Prioridade E-mail UnB Ana Lourdes Arrais de Alencar Mota Laboratório de Epidemiologia Veterinária – Epiplan Presencial Integral Não analourdes@unb.br Emilia Fernanda Agostinho Davanzo Laboratório de Análise de Alimentos (LAAL) Presencial Integral Não emiliadavanzo@unb.br Estela Reis de Andrade Laboratório de Microbiologia do Solo Teletrabalho Parcial Não estela.andrade@unb.br Fabieni Tiemy Okiyama Laboratório de Reprodução Animal Teletrabalho Parcial Sim fabieni.vet@gmail.com Franciele Schlemmer Laboratório de Tecnologias para Terapia Gênica Teletrabalho Parcial Não franschlemmer@unb.br Gabriel Ginani Ferreira Laboratório de Tecnologias para Terapia Gênica Teletrabalho Parcial Não gabriel.ginani@unb.br Gerson Francisco da Silva Neto Laboratório de proteção de plantas Presencial Integral Não gerson.neto@unb.br Hayanna Maria Boaventura da Costa Laboratório de Análise de Alimentos (LAAL) Presencial Integral Não hayanna.maria@unb.br Jaqueline Lamounier Ribeiro Laboratório de Análises Físico-químico de Alimentos Teletrabalho Parcial Não jaqueribeiro@unb.br Juliano Leles Villela LabSui/UDCAL e LABEM – FAV Presencial Integral Não jlvillela@unb.br Lícia Nunes de Oliveira Centro Vocacional Tecnológico em Agricultura Orgânica e Agroecologia Teletrabalho Parcial Não liciaoliveira@unb.br Luciano Ribeiro de Araujo LABDINO - Laboratório de doenças infecciosas de notificação obrigatória Presencial Integral Não lucianolra@unb.br Manuel Pereira de Oliveira Junior Mineralogia e Petrologia Presencial Integral Não manueljr@unb.br Mary-Ann Elvina Xavier Laboratório de Tecnologias para Terapia Gênica Teletrabalho Integral Sim maryann.xavier@unb.br Pedro Augusto Calisto Benfica Laboratório de Paisagismo e Arborização urbana Teletrabalho Parcial Não pedrobenfica@unb.br Priscila Ferreira Reis Laboratório de Estudos da Matéria Orgânica do Solo Presencial Integral Não priscilafr@unb.br Samia Gomes da Silva Laboratório de Química do Solo Presencial Integral Não samia.gomes@unb.br      

 

      O curso de Agronomia na UnB foi criado em 1966 com a finalidade de trazer desenvolvimento agrícola ao Distrito Federal e Entorno, sem deixar de atender as demandas nacionais e globais para a produção de alimentos. Com dimensões continentais, o país tem potencial para a agricultura e a pecuária e precisa saber onde e como direcionar os recursos.

     O estudante de Agronomia cursa disciplinas que abrangem vários temas: produção vegetal, produção animal, mecanização agrícola, irrigação, solos, administração e agronegócio. Os alunos também realizam estudos e pesquisas em diversas áreas: cultivos agrícolas, produção de rebanhos, manejo do solo e da água, manejo de pragas, melhoramento vegetal e animal, aptidão agrícola de solos, agroclimatologia, paisagismo, plantas ornamentais, pós-colheita e estudos de mercado. São oferecidas oportunidades para que o aluno estude e trabalhe com temas que permitam formação abrangente e contribuam para o desenvolvimento de práticas agropecuárias sustentáveis. No último semestre, o estudante realiza estágio obrigatório em um tema de sua preferência.

     Com relação à infraestrutura oferecida pelo curso, os alunos têm acesso a diversos laboratórios: sementes, química e física do solo, adubos e adubação, higiene e qualidade dos alimentos, microbiologia do solo, proteção de plantas, nutrição animal, georeferenciamento dentre outros. A UnB possui uma Fazenda, cerca de 40 km do Campus Darcy Ribeiro, chamada Fazenda Água Limpa, onde os alunos além de terem aula, realizam estudos e pesquisas diversas.

     O Curso de Agronomia também participa de um programa de intercâmbio com países do MERCOSUL, onde, a cada semestre, cinco estudantes de Agronomia são selecionados e encaminhados para países vizinhos, enquanto a Agronomia da UnB recebe 5 estudantes vindos desses mesmos países, por um período de seis meses. Oportunidades de intercâmbio com EU e EUA também são oferecidas pela UnB. As disciplinas realizadas fora são aproveitadas no Histórico Escolar dos alunos.

 

 

CONTATOS

Contatos com a coordenação e com a secretaria do curso pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo Microsoft Teams 
Coordenador: Prof. Marcelo Fagioli (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.); 

Secretaria do Curso: Lilian de Paula Macedo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.);
Secretaria de Estágios: Marília Parreira (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

 


 

MATRIZ CURRICULAR VIGENTE

1º Nível
Componente Curricular CH Detalhada Tipo Natureza
BOT0044 ORGANOGRAFIA E SISTEMÁTICA FANEROFÍTICA - 60h 60h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
ECL0014 CIENCIAS DO AMBIENTE - 30h 30h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
FAV0028 INTRODUÇÃO A AGRONOMIA, ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL - 30h 30h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
IFD0005 FÍSICA TEÓRICA PARA CIÊNCIAS AGRÁRIAS - 60h 60h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
IFD0006 FÍSICA EXPERIMENTAL PARA CIÊNCIAS AGRÁRIAS - 30h 30h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
IQD0126 QUIMICA GERAL EXPERIMENTAL - 30h 30h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
IQD0252 QUÍMICA GERAL E ORGÂNICA TEÓRICA - 60h 60h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
MAT0022 MATEMATICA 1 - 60h 60h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
CH Total: 360h    
2º Nível
Componente Curricular CH Detalhada Tipo Natureza
BOT0004 INTRODUCAO A ANATOMIA VEGETAL - 60h 60h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
CEL0054 BIOQUIMICA FUNDAMENTAL - 90h 90h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
ECO0019 INTRODUÇÃO À ECONOMIA - 60h 60h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
FAV0274 FUNDAMENTOS DE CIÊNCIA DO SOLO - 90h 90h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
IGD0183 TOPOGRAFIA - 60h 60h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
MAT0023 MATEMATICA 2 - 60h 60h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
CH Total: 420h    
3º Nível
Componente Curricular CH Detalhada Tipo Natureza
BOT0008 FISIOLOGIA VEGETAL - 90h 90h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
EST0027 BIOESTATÍSTICA - 60h 60h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
FAV0041 DESENHO TÉCNICO - 30h 30h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
FAV0266 AGROMETEOROLOGIA E CLIMATOLOGIA - 60h 60h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
FIT0019 MICROBIOLOGIA E MICRORGANISMOS FITOPATOGÊNICOS - 60h 60h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
GEM0014 GENETICA BASICA - 60h 60h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
CH Total: 360h    
4º Nível
Componente Curricular CH Detalhada Tipo Natureza
FAV0038 ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL - 60h 60h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
FAV0113 ANATOMIA E FISIOLOGIA DOS ANIMAIS DE PRODUÇÃO - 60h 60h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
FAV0273 BIOLOGIA DO SOLO - 60h 60h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
FAV0284 MÁQUINAS E MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA - 60h 60h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
FIT0030 FITOPATOLOGIA GERAL - 60h 60h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
ZOO0018 ENTOMOLOGIA - 60h 60h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
CH Total: 360h    
5º Nível
Componente Curricular CH Detalhada Tipo Natureza
EFL0029 DASONOMIA - 60h 60h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
FAV0069 FERTILIDADE DO SOLO E ADUBAÇÃO - 60h 60h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
FAV0101 MELHORAMENTO DE PLANTAS - 60h 60h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
FAV0276 ZOOTECNIA GERAL - 60h 60h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
IGD0207 FUNDAMENTOS DE SENSORIAMENTO REMOTO E INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS - 30h 30h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
SOL0087 SOCIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL - 60h 60h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
CH Total: 330h    
6º Nível
Componente Curricular CH Detalhada Tipo Natureza
FAV0030 HORTICULTURA GERAL - 60h 60h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
FAV0031 PRODUÇÃO DE BOVINOS - 60h 60h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
FAV0032 HIDRÁULICA E HIDROLOGIA APLICADAS - 60h 60h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
FAV0042 TECNOLOGIA E CONTROLE DE QUALIDADE DOS PRODUTOS AGROPECUÁRIOS - 60h 60h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
FAV0053 MANEJO INTEGRADO DE ARTRÓPODES-PRAGA 2 - 60h 60h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
FAV0279 MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA - 60h 60h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
CH Total: 360h    
7º Nível
Componente Curricular CH Detalhada Tipo Natureza
FAV0027 IRRIGAÇÃO E DRENAGEM - 60h 60h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
FAV0029 PRODUÇÃO DE AVES E SUÍNOS - 60h 60h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
FAV0037 SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE CULTURAS GRANÍFERAS - 60h 60h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
FAV0173 ARMAZENAMENTO E PRE-PROCESSAMENTO DE PRODUTOS AGRICOLAS - 60h 60h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
FAV0319 FRUTICULTURA TROPICAL - 60h 60h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
FIT0018 FITOPATOLOGIA APLICADA - 60h 60h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
CH Total: 360h    
8º Nível
Componente Curricular CH Detalhada Tipo Natureza
FAV0034 SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE CULTURAS ENERGÉTICAS E FIBROSAS - 60h 60h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
FAV0137 OLERICULTURA 1 - 60h 60h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
FAV0211 PAISAGISMO, PARQUES E JARDINS - 60h 60h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
FAV0222 MANEJO DE PLANTAS DANINHAS - 60h 60h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
FAV0275 ADMINISTRAÇÃO RURAL E COMERCIALIZAÇÃO AGRÍCOLA - 60h 60h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
CH Total: 300h    
9º Nível
Componente Curricular CH Detalhada Tipo Natureza
FAV0040 CONSTRUÇÕES RURAIS E AMBIÊNCIA - 60h 60h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
FAV0044 AVALIAÇÃO E PERÍCIA DE IMÓVEIS RURAIS - 30h 30h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
FAV0088 EXTENSAO RURAL - 60h 60h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
FAV0095 PRODUÇÃO E TECNOLOGIA DE SEMENTES - 60h 60h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
FAV0043 BIOTECNOLOGIA AGRÍCOLA - 30h 30h Aula DISCIPLINA OPTATIVO
CH Total: 240h    
10º Nível
Componente Curricular CH Detalhada Tipo Natureza
FAV0039 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - 30h 30h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
FAV0294 ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1 - 60h 60h Aula DISCIPLINA OBRIGATORIO
CH Total: 90h    
 

Cadeia de Seletividade
6165/1 - CADEIA 1
FAV0046 - AGROECOLOGIA E AGRICULTURA ORGÂNICA - 60h
FAV0316 - FRUTICULTURA SUBTROPICAL - 60h
FAV0253 - NUTRICAO MINERAL DE PLANTAS - 60h
FAV0105 - PLANTAS FORRAGEIRAS E PASTAGENS - 60h
CH Total: 240h    
CH Mínima: 60h    
 
6165/1 - CADEIA 2
FAV0045 - AGRICULTURA DE PRECISÃO - 60h
FAV0312 - GEOPROCESSAMENTO APLICADO ÀS CIÊNCIAS AGRÁRIAS - 60h
FAV0304 - HIDROLOGIA DE PEQUENAS BACIAS HIDROGRÁFICAS - 60h
FAV0232 - USO SUSTENTÁVEL DE SOLOS TROPICAIS - 60h
CH Total: 240h    
CH Mínima: 120h    
 
6165/1 - CADEIA 3
FAV0295 - AGRONEGÓCIO E SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS - 60h
FAV0025 - EMPREENDEDORISMO E MARKETING RURAL - 60h
FAV0349 - PESQUISA OPERACIONAL EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS - 60h
CH Total: 180h    
CH Mínima: 60h    

 

 


 

 

 ORIENTAÇÕES GERAIS PARA MATRÍCULA 2.2023

 

  • Guias e tutoriais de orientação:

*Se, depois de dar uma olhada em todas as orientações ainda houver dúvidas, você pode enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

 



INFORMAÇÕES E AVISOS A ESTUDANTES 

  • Aos estudantes com ingresso no curso anterior a 2018 (currículo antigo), informamos: 
    • A disciplina "FAV0310-Grandes Culturas 1" terá equivalência com a disciplina "FAV0034-Sistemas de Produção de Culturas Energéticas e Fibrosas". Informamos ainda que a equivalência que constava no SIGAA entre as disciplinas "FAV0310-Grandes Culturas 1" e "FAV0037-Sistemas de Produção de Culturas Graníferas" decorreu de um erro e foi corrigida. Portanto, as disciplinas FAV0310 e FAV0037 não devem ser consideradas equivalentes.

  • Em relação às disciplinas "ENC0053-Desenho Técnico" e "SOL0042-Introdução à Sociologia", informamos que são disciplinas consideradas OPTATIVAS no currículo do curso de Agronomia, portanto, não possuem equivalência com as disciplinas "FAV0041-Desenho Técnico" e "SOL0087-Sociologia do Desenvolvimento Rural", respectivamente, consideradas OBRIGATÓRIAS para o curso de Agronomia. Desse modo, informamos aos(às) estudantes que cursarem as referidas disciplina optativas a partir do 1º/2021, que não obterão a equivalência com as disciplinas disciplinas obrigatórias correspondentes. 

  • As matrículas em "FAV0294-Estágio Supervisionado 1" e "FAV0039-Trabalho de Conclusão de Curso" são realizadas pela coordenação/secretaria do curso e ocorrerão conforme os prazos definidos em calendário acadêmico. As solicitações de matrículas ocorrem via formulário específico ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

MONITORIA

 

     A oferta de monitoria ocorre semestralmente conforme regras divulgadas em editais. 

      

Requisitos para Participação:

1) Ser aluno(a) regularmente matriculado(a) em curso de graduação da Universidade de Brasília (UnB);

2) Ter obtido aprovação na disciplina para qual pleiteia a atividade de monitoria e atender aos critérios definidos pelos(as) docentes responsáveis pela disciplina alvo;

3) Não estar matriculado(a) em componentes curriculares com choque de horário com as atividades de monitoria;

4) Ter disponibilidade de tempo para atender às atividades programadas;

 


 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES 


     Atividades que complementam a formação acadêmica realizadas durante todo o curso de graduação poderão ser aproveitadas pelos(as) estudantes em seu currículo de graduação. Para pleitear o aproveitamento dessas atividades, o(a) estudante deverá ter completado 80% do total do curso de graduação (o que equivale a 3.144 horas ou ainda a 210 créditos) e apresentar os comprovantes das atividades conforme as regras divulgadas em editais a cada semestre.

     Confira o andamento dos editais no link "EditaisAgro"

     Consulte também as normas gerais do processo abaixo:

 


 

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

 

     Estudantes que tenham feito disciplinas em outro curso de graduação antes do ingresso no curso de Agronomia ou que tenham participado do programa de mobilidade acadêmica e que queiram o aproveitamento dessas disciplinas pela UnB, devem fazer o requerimento de Aproveitamento de Estudos.

     O requerimento é feito por meio do peticionamento eletrônico. O prazo máximo para pleitear o aproveitamento de estudos é de 2 períodos letivos a partir do ingresso na UnB (no caso de disciplinas cursadas anteriormente), ou de acordo com as regras dos editais de mobilidade acadêmica.

     O prazo para a emissão de parecer por parte da unidade acadêmica responsável pela disciplina é de 30 dias.     

     Saiba mais sobre o processo de aproveitamento de estudos consultando as normas disponíveis sobre o tema:

     Saiba como fazer o seu requerimento por meio do peticionamento eletrônico, consultando o manual abaixo.

     Caso já saiba como solicitar clique no link abaixo para ter acesso ao SEI (Sistema Eletrônico de Informações) da UnB e fazer seu pedido.

 ACESSO AO SEI


 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

 

     O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é regido pelo regulamento abaixo.

 

     Ao estudante, após apresentação e aprovação do seu TCC, caberá realizar a entrega da versão final do trabalho (em formato PDF) juntamente com o Termo de autorização para que o trabalho seja publicado na Biblioteca Digital da Produção Discente da UnB. 

     Para fazer a entrega do trabalho, utilize o formulário abaixo (utilize seu e-mail institucional no preenchimento do formulário). 

FORMULÁRIO PARA ENVIO DO TCC


 

COLAÇÃO DE GRAU

 

Colação de Grau da FAV (2.2023)
Data prevista: 11/03/2024

 


 

OUTORGA ANTECIPADA DE GRAU

 

     Caso o estudante se encontre em fase de conclusão do curso (último ou penúltimo semestre) e ocorra algum evento excepcional que justifique a abreviação de seu curso (conforme critérios estabelecidos pela Resolução do Colegiado de Agronomia nº 1/2019 abaixo) é possível solicitá-la ao Colegiado do Curso de Agronomia.

     Admitido o pedido, será formada uma banca examinadora especial que fará a avaliação do estudante quanto às pendências para sua formatura. 

     Confira abaixo as regras que orientam o processo de outorga antecipada: 

 

      O estudante pode fazer seu pedido preenchendo o formulário geral disponibilizado pela SAA (LINK AQUI) que, após assinado e digitalizado em formato PDF, deve ser enviado com os documentos comprobatórios do seu pedido para o e-mail do curso Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O estudante será informado por e-mail quanto à abertura do processo e passará a acompanhar sua tramitação pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI).